Cultura & Lazer Titulo
'Snatch - Porcos e Diamantes' traz marca de Guy Ritchie
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
10/05/2001 | 18:16
Compartilhar notícia


A vida pessoal de Guy Ritchie está mudada desde seu primeiro longa, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998). O diretor britânico casou-se com a diva pop Madonna, com quem teve um filho, Rocco. Seu cinema, no entanto, continua o mesmo – contemporâneo, violento e extremamente engraçado. É o que se constata ao assistir Snatch – Porcos e Diamantes (Snatch, Inglaterra, 2001), que estréia nesta sexta em duas salas da região e no circuito nacional. A diferença está na distribuição da fita. Para quem não se recorda, Jogos... chegou apenas em uma sala alternativa paulistana.

O violento Snatch de Ritchie tem como chamariz o astro Brad Pitt, como o cigano Mickey O’Neil, cujo sotaque é incompreensível e o soco, fulminante. A interpretação é impagável, e o personagem também. Benício Del Toro, vencedor do Oscar de ator coadjuvante este ano por Traffic, aparece na pele de Franky Four Fingers, ladrão louco por uma jogatina que dá início à confusão.

O subtítulo em português faz referência a dois elementos-chave da trama. Os porcos criados pelo promotor veterano de ilegais lutas de boxe, Brick Top (Alan Ford), e o diamante que deveria ser transportado de Londres a Nova York por Franky. Sim, porque o gângster dá de cara com uma luta e não resiste a fazer uma fezinha. Tudo armado pelo mafioso russo Boris The Blade (Rade Sherbedgia) e pelos atrapalhados proprietários da loja de penhores do local, Vinny (Robbie Gee) e Sol (Lennie James), que querem colocar a mão na pedra.

Paralelamente, os promotores inexperientes Turco (Jason Statham) e Tommy (Stephen Graham) decidem entrar para o time dos grandes, liderado por Brick, com quem acertam sua primeira luta. O boxeador deles, no entanto, é nocauteado pelo cigano Mickey, após uma discussão envolvendo um trailer.

Turco e Tommy convencem o cigano a lutar no lugar do sujeito que ele derrubou. Como tudo não passa de armação, Brick concorda em deixá-lo como substituto, contanto que caia no quarto assalto. Uma enrascada para a dupla, já que Mickey não inspira a mínima confiança, além de mal conseguir se comunicar.

Em Nova York, Avi (Dennis Farina), que espera a chegada do diamante, descobre que seu transportador, Franky, fora assaltado pelos bookies e parte para Londres acompanhado de seu segurança-armário, Bullet Tooth Tony (Vinnie Jones). A partir daí, a corrida pelo diamante se transforma num vale-tudo caótico, cercado de violência, sangue e sofrimento. Mas Ritchie sabe bem qual ângulo escolher para transformar a tristeza e a degradação humanas em um punhado de risadas politicamente incorretas. Por estas e outras, Snatch é uma comédia. E das boas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;