Setecidades Titulo
Área verde do Alvarenga vira lixão
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
26/06/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Moradores dos bairros próximos à Estrada dos Alvarenga, em São Bernardo, sofrem com a má conservação da área verde que fica à beira da via. Com aspecto abandonado, o espaço - que é um braço da Represa Billings - está com mato alto e o córrego com todo tipo de sujeira, principalmente garrafas plásticas.

Um dos pontos mais graves que atingem a comunidade do entorno - Jardim Claudia, Jardim das Orquídeas e Parque dos Bandeirantes - é a condição precária em que se encontram as duas pontes utilizadas diariamente para passagem de um bairro para o outro.

Uma ponte está mantida com várias tábuas de madeira. A condição da segunda é ainda pior. Parte da estrutura que atravessa o córrego de cerca de 2 metros de profundidade despencou.

Para continuar com o acesso os moradores improvisaram uma tábua no pedaço que caiu para conseguir subir e passar para o outro lado.

Para a Prefeitura de São Bernardo, a área de 50 hectares, que é propriedade da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) do Estado, é uma várzea, o que é contestado pelo presidente da Sociedade Amigos do Jardim Laura e Parque Alvarenga, Osmar Santos. "Há quatros anos, mais ou menos, o prefeito esteve aqui e inaugurou como um parque ecológico."

A administração pública diz que o que foi feito era uma parceria com a Emae para realizar a compensação ambiental do local em conjunto com a população.

Parque ou várzea, o trajeto é muito usado pelas crianças que estudam em uma escola próxima e pelos pais que levam seus filhos na UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila União. "Conheço muitas pessoas que já cairam aqui", disse o metalúrgico Aparecido Rodrigues Santos, 41 anos.

Segundo a diretora de Meio Ambiente de São Bernardo, Sônia Lima, a Prefeitura irá conversar com a Emae para verificar possibilidades de recuperar as pontes.

A diretora disse também que existe um projeto, sem data prevista, para a construção de uma passarela de 2,5 metros de altura que irá da Estrada do Alvarenga até o Jardim das Orquídeas. "As pessoas não precisarão mais passar pela várzea depois dessa obra".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;