Em relação ao número de spams recebidos diariamente, 26% dos entrevistados falaram que recebem entre 51 e 100 mensagens, enquanto 22% disseram receber de dez a 50 e-mails indesejados por dia. Apenas 8% utilizam filtros junto com as ferramentas implementadas pelo provedor de acesso e 6% têm em casa um produto destinado a separar mensagens indesejadas das demais.
A forma como os usuários lidam com o problema chamou a atenção da empresa. De acordo com a pesquisa, 38% apagam os spams e 31% respondem às mensagens, solicitando a exclusão das listas de envio. “Essa atitude só piora o problema, porque o usuário confirma para o spammer que o seu endereço é válido”, explica Lucio Costa, analista sênior de suporte técnico da Symantec do Brasil. Ele aconselha que os internautas não respondam mensagens suspeitas, pois basta uma resposta para confirmar a existência do e-mail.
A pesquisa mostrou que 34% dos usuários recebem e-mail não solicitados em casa, 23% no trabalho e 38% nos dois locais. Praticamente 100% dos entrevistados consideraram o spamming uma invasão de privacidade e 42% constataram um aumento no volume de mensagens não solicitadas.
Vírus – Muitas vezes, o spam é utilizado com o objetivo de instalar códigos maliciosos no computador do destinatário, para que possa ser usado remotamente em ataques do tipo DoS (Denial of Services). Também é comum que os e-mails não solicitados remetam os usuários a sites falsos – os chamados scams.
O site seguro, adverte a empresa, pode ser identificado pelo ícone de um cadeado fechado que aparece em amarelo ou numa caixa na barra inferior do formulário que é preenchido. “Nunca forneça detalhes do seu cartão de crédito ou outras informações pessoais para sites suspeitos”, diz Costa.
O resultado da pesquisa visa a embasar palestras e campanhas educativas promovidas pela Symantec e direcionadas aos usuários finais.
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