Cultura & Lazer Titulo
Andreense representa
País em festival no Exterior
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
11/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O multi-instrumentista andreense Fernando Sardo representa o Brasil no "Europalia", festival de artes realizado na Bélgica, que neste ano homenageia o País. "É muito bacana ver o Brasil ser representado lá fora em um dos principais festivais da Europa", afirma o músico, que deve viajar no dia 22 para comandar dois shows: um em Ghent (no dia 27) e outro em Antuérpia (no dia 4).

Já iniciado, o festival seguirá até 15 de janeiro com apresentações de diferentes linguagens (música, teatro, dança, literatura e artes visuais), que integram panorama da cultura nacional. Sardo figura ao lado de nomes como Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti. "Fico muito contente por estar entre grandes representantes da música brasileira. São pessoas que eu admiro", afirma.

Enquanto uns mostram o samba e outros apresentam a MPB, o andreense é lembrado pela música instrumental contemporânea. Ao lado do Grupo Experimental de Música (que tem na formação Bira Azevedo, Flávio Cruz, Luciano Sallun, Fábio Marques e Rodrigo Olivério), ele comanda o show "O Sonho e a Matéria", baseado no CD solo "Bambuzais".

No palco, os músicos tocarão instalações sonoras e instrumentos de corda, sopro e percussão inventados. "É um trabalho de criação e construção que parte da busca de novas sonoridades a partir de matérias-primas da natureza e sintéticas", explica Sardo.

Durante a apresentação, o músico poderá interagir com o grupo belga D.A.A.U. (Die Anarchistische Abendunterhaltung). "Com instrumentos tradicionais, apresentam uma sonoridade também ousada, contemporânea. É legal esse intercâmbio", afirma o multi-instrumentista. Para ele, o festival é a oportunidade de mostrar as diferentes formas de arte brasileira. "Muitas pessoas acham que só temos bossa e MPB".

O músico ficará duas semanas e meia na Bélgica porque reservou tempo para fazer contatos para outros projetos, além, é claro, de conhecer pessoas e lugares. "Todo músico gosta de tocar, viajar e conhecer pessoas e lugares. Fico contente porque a minha profissão propicia isso", diz Sardo. Voltando da Europa, ele dará continuidade às criações do segundo álbum do GEM, que deve ser lançado em 2012.

Realizado desde 1969, o"Europalia" já homenageou 18 países em 22 edições, com média de 1 milhão de visitantes. Na última edição, em 2009, China foi a nação convidada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;