Setecidades Titulo Revitalização
Unidade do Nanasa é reformada pela Prefeitura

Entidade oferece aulas de natação gratuitas para deficientes e estava fechada desde 2014

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
20/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A revitalização da unidade do Nanasa (Núcleo de Natação Adaptada de Santo André) foi entregue na tarde de ontem pela Prefeitura. A entidade, que estava fechada desde dezembro, oferece aulas de natação gratuitas para deficientes físicos e intelectuais. Com recurso de R$ 200 mil, a estrutura foi toda reformada, incluindo piscina e vestiários.

Durante o evento foi assinado o convênio entre a Acide (Associação Pela Cidadania das Pessoas com Deficiência), responsável pelo Nanasa, e o Executivo, com repasse de R$ 500 mil anuais. As atividades haviam sido interrompidas após rompimento de parceria com o governo estadual, que manteve o local por três anos.

Após diversos protestos de usuários, o prefeito Carlos Grana (PT) chegou a levar a proposta para custeio do Consórcio Intermunicipal, mas não deu certo. A entidade foi então incorporada à Secretaria de Educação e vai ser mantida pela Pasta municipal. “Isso nos dá tranquilidade porque o Nanasa não precisa mais ficar pedindo dinheiro. O município está garantindo o funcionamento e atendendo a população”, disse Grana.

O cantor Diego Moraes Leal, 20 anos, que é deficiente visual, disse que a atividade faz parte do seu tratamento. “A pressão do meu olho subia muito e, quando comecei a nadar, foi como fisioterapia. Melhorou bastante”, disse.

Mariângela Fernandes Martins Gabriel, 42, é esteticista e mãe do pequeno Rafael, 4 anos. “Para ele, a natação é tudo. A reforma ficou ótima.”

Conforme o coordenador do projeto, Ivan Teixeira Cardoso, as atividades aos 120 alunos retornam na segunda-feira. “Eles ficam aqui de seis meses a dois anos e melhoram a interação com a família, entre outros benefícios. A partir de agora também vamos oferecer aulas de stand up paddle e atividades com pipas em parques.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;