Setecidades Titulo
Jardim Santo André precisa de lazer
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
23/09/2010 | 07:28
Compartilhar notícia


O Jardim Santo André tem mais de 30 mil moradores, dos quais pouco mais de 65% é de pessoas com menos de 30 anos, de acordo com dados do Anuário 2009 de Santo André. Para se divertir, as crianças menores costumam frequentar o Cesa (Centro Educacional Santo André) Jd. Santo André, o parque do Pedroso e campinhos de futebol da região. "Eu sempre levo os meninos no Cesa - em alguns dias tem até pula-pula lá para eles. Às vezes a gente vai no Cesa Cata Preta também", disse Maria das Dores da Silva, moradora do bairro e mãe de cinco crianças.

No caso dos adolescentes, não são tantas as opções. "No fim de semana eles usam a quadra da escola (Programa Escola da Família), ou os computadores (do Programa Acessa São Paulo, do Governo do Estado). Eles não têm muito mais o que fazer por aqui, eles têm de ir ao centro - localizado a 20 minutos do bairro", relatou o diretor da EE Prefeito Engenheiro Celso Daniel, José Mauro Capp.

De acordo com Capp, o perfil da comunidade é refletido também no aspecto emocional dos jovens. "Eles são muito carentes afetivamente também. Alguns dos menores me tratam como tratariam um pai: me abraçam, grudam em mim."

Diretor da escola há cerca de um ano, o educador reconhece que o trabalho é um crescente aprendizado. "Minha concepção de família mudou muito depois que eu vim para cá. Eu tenho alunos que chegam em casa e ainda cuidam dos irmãos."

Mesmo que ofereça mais opções de lazer para as crianças menores - como pintura de rosto, esculturas de bexigas e teatro de fantoches - a ação social que será promovida pelo Diário na EE Prefeito Engenheiro Celso Daniel no sábado, é um pouco do que pode ser feito pela comunidade, acredita o diretor. "Já ajuda, e muito."

No sábado, além atividades de lazer, serão oferecidos serviços gratuitos como cortes de cabelo, exames de glicemia e orientações de órgãos como INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e Banco do Povo de Santo André.

O evento tem patrocínio da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), e parceria com a rede a Associação dos Cabeleireiros do ABC, Colégio Renil, Escola da Família, Ultragaz e Novety Cosméticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;