Setecidades Titulo
'Sementinha' leva educação a crianças da Borda do Campo
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
16/06/2002 | 19:30
Compartilhar notícia


Com apenas uma escola de ensino infantil e fundamental pública, infra-estrutura deficiente e mais de uma centena de crianças carentes, o bairro Recreio da Borda do Campo, localizado em área de manancial, em Santo André, é o mais novo local a receber o programa educacional Sementinha. A partir desta segunda-feira, crianças como Kely da Rocha Limeira, de 4 anos, Wesley Santos, 5, Aline Lopes, 3, Vitória de Araújo, 4, e Elaine Rocha, 4, terão pela primeira vez a oportunidade de conhecer o que se aprende na escola, sem estarem necessariamente matriculadas em alguma instituição de ensino.

Na escola aberta, a professora é uma educadora capacitada pela Prefeitura e os alunos são crianças que não conseguiram vagas nas escolas municipaisde ensino infantil. Já a sala de aula pode ser a via pública, a casa da educadora ou os núcleos comunitários públicos instalados no bairro. “A gente usa a criatividade para ensinar as crianças como podem desenvolver aqui todo o conhecimento que é aprendido nas escolas”, disse a educadora Valdecir de Moraes, 49 anos.

Valdecir já tem experiência como educadora do Mova (Movimento de Alfabetização de Adultos), mas, até então, só trabalhava com jovens e adultos. Agora, comandará um grupo de 20 crianças, todas com idade entre 3 e 5 anos. “Como moro no bairro, vi várias crianças do meu grupo crescer. Isso ajuda a facilitar o entrosamento”, disse. Para educar, Valdecir e os outros 12 educadores capacitados designados a trabalhar na comunidade irão ganhar um salário mínimo por mês e uma cesta básica. Segundo dados da Prefeitura, 120 crianças do bairro estão cadastradas.

O projeto Sementinha é uma solução provisória de ensino para crianças que não conseguiram vagas em escolas públicas. “O programa é didático e ajuda a dar autonomia, independência e conhecimento às crianças. Quando elas entrarem na escola, estarão melhor capacitadas para o aprendizado”, afirmou a secretária de Educação de Santo André, Cleuza Repulho. O programa – uma adaptação de um famoso projeto educacional implementado em 1984 na cidade de Curvelo, em Minas Gerais – chegou a Santo André em setembro do ano passado. Desde então, atende bairros como o Parque Miami e Jardim Santo André.

Outros bairros – Atendendo um número menor de crianças, o Sementinha chega também hoje ao Parque Andreense e, em seguida, ao Jardim Maracanã. No Parque Andreense, cinco educadoras foram capacitadas e poderão trabalhar com até 100 crianças. Os números para o Maracanã ainda não foram definidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;