Setecidades Titulo
Mauá e Diadema têm festa junina sem alvará
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
12/06/2010 | 07:31
Compartilhar notícia


As prefeituras de Mauá e Diadema não requisitaram a vistoria do Corpo de Bombeiros para as instalações das festas juninas organizadas nas duas cidades. A informação é do chefe da seção de atividades técnicas do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros - responsável pela área do Grande ABC - capitão Oscar Samuel Crespo.

Em Santo André, a vistoria às instalações da 2ª Festa Junina da cidade, na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), somente foi solicitada após reportagem do Diário. "O bombeiro não pode tomar a decisão, sozinho, de fiscalizar. Qualquer pedido deve partir do interessado. Ele só vai atuar se alguém solicitar", afirmou Crespo.

Segundo o capitão, apesar de não ser obrigatória, a inspeção é parte de um trabalho para prevenção de acidentes. "A orientação é para que essa vistoria seja pedida, para que a corporação verifique a segurança das estruturas e as medidas de proteção contra incêndio, conforme determina o decreto estadual 46.076/01, que regula a segurança contra incêndios", completou.

Uma vistoria do Corpo de Bombeiros poderia evitar situações como a encontrada pelo Diário, na tarde de ontem, em visita às instalações da 26ª Festa Junina da cidade, no Paço Municipal.

Apesar das instalações elétricas das barracas estarem aparentemente em ordem, com fios encapados e sem ligações irregulares nos postes, a reportagem encontrou uma caixa de luz a meio metro do solo com vários fios expostos, alguns até desencapados. É deste ponto que sai a energia de parte dos brinquedos do parque de diversões da festa.

Resposta - Questionada a respeito das instalações da festa, a Prefeitura de Mauá não havia se manifestado até o fechamento desta edição.

Já a Prefeitura de Diadema, que inicia amanhã a primeira das cinco festas juninas da cidade - na Praça da Moça, Centro -, garantiu a segurança do evento mesmo sem a vistoria dos bombeiros.

Por meio de nota, a administração informou que "todos os eventos serão realizados em locais abertos e arejados. A energia do local será fornecida por geradores, evitando dessa forma ligações elétricas irregulares e/ou perigosas que possam colocar em risco as pessoas que comparecerão às festas juninas".

Santo André - A Prefeitura de Santo André informou ontem que as instalações da 2ª Festa Junina da cidade passaram por vistoria e foram aprovadas pelo Corpo de Bombeiros.
O pedido de vistoria foi feito após reportagem publicada pelo Diário no dia 10 - quando foram flagradas ligações elétricas precárias no local da festa. Na ocasião, a administração municipal afirmou que as instalações já haviam sido aprovadas pela Defesa Civil da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;