Economia Titulo
Volta às aulas agita papelarias da região
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
13/01/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


As papelarias do Grande ABC esperam crescimento de até 20% nas vendas de material escolar para este ano, em comparação com o ano passado. As apostas são baseadas na melhoria da economia e nas facilidades de pagamento. A compra de produtos pode ser parcelada em dez vezes, quando feita com cartão da loja.

De acordo com lojistas, a procura por produtos escolares deve se intensificar a partir de amanhã e se estender até meados de fevereiro. “Muita gente acaba aproveitando as primeiras semanas do mês para descansar e começa a pesquisar preços poucas semanas antes das aulas”, afirma o gerente da Loja Nivaldir, do centro de Santo André, Luís Antônio Ferreira.

“Janeiro é o Natal das papelarias. É quando as vendas ficam mais significativas. A estimativa é aumentar o faturamento em 20%”, comenta o gerente da atacadista Kalunga de Santo André, Maurício Vasconcelos. Mas, facilitar o pagamento, nem sempre é suficiente para conquistar os clientes. Por isso, promoções em letras garrafais estão penduradas entre as gôndolas. O bom atendimento também ajuda.

As rede Nivaldir – com unidades em Santo André, São Bernardo e Diadema – está mais espaçosa e o material escolar ganhou destaque.

“Fica mais fácil para o cliente se movimentar. Quanto mais tempo ele permanece na loja, mais ele compra”, diz Ferreira. O chamariz da rede é o mix de produtos. “Temos uma grande variedade de marcas e modelos”, completa o gerente da Nivaldir.


Troca - Pelo segundo ano consecutivo, a rede Kalunga investe na promoção Trade-in de cadernos. Cada quilo de cadernos velhos (sem a espiral e a capa) vale R$ 1 na compra de cadernos novos nas lojas da rede. Os cadernos usados voltam para a fábrica em forma de aparas e, segundo a rede, será encaminhado à reciclagem.

Promoções -  Para concorrer com as papelarias, o hipermercado Extra anunciou que durante a campanha volta às aulas, que começa amanhã, mais de 1.000 produtos serão vendidos com descontos de até 40%.

A rede, que vendeu 850 mil cadernos em 2007 pretende comercializar uma quantidade quase 20% maior: cerca de 1 milhão de unidades.

O Extra irá parcelar as compras em até 15 vezes fixas no cartão da rede, sendo o primeiro mês pago pelo Extra. Com outros cartões, o pagamento pode ser feito em até dez vezes sem juros. Tanto as Lojas Nivaldir quanto a Kalunga prometem dividir em várias vezes no cartão da loja.

“A gente tem que pesquisar os menores preços e as melhores formas de pagamento. É assim que se tem economia”, comenta a dona de casa Michele Batistin, 33 anos. Ela, afirma que compra o material escolar dos três filhos com antecedência e de olho nas promoções.

O Procon aconselha que o consumidor não se atenha às promoções. “A prática mais comum do mundo é a loja baratear muito um item e compensar nos outros”, explica o diretor do Procon de Santo André, Manoel Fernando Marques da Silva. “O ideal é que compre um pouco em cada loja.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;