Política Titulo
Ex-candidato do Conselho Tutelar recorre no TJ
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
26/01/2010 | 08:10
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O polêmico pleito eletrônico que escolheu dia 26 de julho os dez representantes do Conselho Tutelar de Diadema volta à cena no município. O advogado do ex-conselheiro e candidato Lucio Marcelo da Silva, Americo Nicolatti, recorre amanhã no TJ (Tribunal de Justiça) do Estado de São Paulo contra sentença da juíza da Vara da Infância e da Juventude local, Claudia Maria Carbonari de Faria.

Na recente decisão do mandado de segurança impetrado em maio de 2009 pelo advogado do ex-conselheiro, proferida dia 12 em apenas dez linhas, a magistrada extingue o processo no julgamento do mérito. "A liminar deferida foi satisfatória, uma vez que o requerente participou da eleição", afirmou no despacho.

O que é contestado por Nicolatti. "A liminar concedida foi exatamente às 18h50 da antevéspera do pleito, que teve início com a publicação do edital em dezembro de 2008. O meu cliente não tinha número nem como concorrer em cima da hora. Não fez campanha", explicou o advogado, indignado.

Entre os pedidos do recurso (apelação) no TJ está a suspensão dos efeitos do pleito, segundo o advogado. "A eleição está errada desde o início, inclusive com o descumprimento do edital pela Prefeitura", argumentou o ex-conselheiro Silva.

O advogado irá juntar no processo reportagem do Diário do dia 29 de dezembro, que aponta a duplicidade de votos registrada na ata da escola municipal Elza Freire. O eleitor Everaldo Teodozio Maciel votou duas vezes na mesma urna, mas com os números de títulos diferentes.

 Pleito teria motivado desgaste entre Cormarie e Mário Reali

E foi exatamente a eleição do Conselho Tutelar de Diadema um dos motivos para o desgaste da atual secretária de Assistência Social e Cidadania, Cormarie Guimarães Peres, com o prefeito Mário Reali (PT), segundo o Diário apurou.

Tanto que a pedagoga Cormarie assumirá em fevereiro o cargo de diretora técnica da Fundação Criança, entidade ligada à Prefeitura de São Bernardo. A titular da Pasta está em férias e não foi localizada. Embora a Prefeitura de Diadema negue e tenha ontem, por nota, reiterado que "a secretária vem exercendo de maneira exemplar sua função e goza de plena confiança do prefeito", fontes em São Bernardo dão como certa a chegada de Cormarie. "O pedido de exoneração foi feito no fim de 2009 por Cormarie ao Reali, que, inclusive, já aceitou", confidenciou um servidor, que pediu para não ser identificado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;