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Mauá abre licitação para terminais em até 30 dias

Equipamentos ficarão nos bairros Jardim Zaíra, Itapeva e Itapark e custarão R$ 79,5 milhões

Natália Fernandjes
15/05/2015 | 07:00
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Denis Maciel/DGABC


A Prefeitura de Mauá pretende iniciar em até 30 dias o processo licitatório para contratar empresa responsável pelas obras dos terminais de ônibus dos bairros Jardim Zaíra, Itapeva e Itapark. Durante vistoria no transporte público, realizada na noite de ontem, o prefeito Donisete Braga (PT) destacou que os projetos executivos dos equipamentos públicos estão finalizados e que a Caixa Econômica Federal já liberou os recursos necessários – R$ 79,5 milhões oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade, do governo federal.

A discussão sobre a ampliação dos terminais começou em 2013. O projeto também prevê remodelação das estações de trem Guapituba e Mauá, além de novo equipamento na Avenida João Ramalho, no Centro. “Temos 21 empresas cadastradas no processo e que estão sendo analisadas. É importante salientar que é a primeira vez que Mauá tem projeto de estruturação do transporte público e isso não pode ser feito em curto prazo. Existem burocracia, licitação e, depois, os transtornos das obras”, ressalta o prefeito.

A estimativa é que os trabalhos, após iniciados, demorem cerca de nove meses para serem concluídos. “Teremos de buscar alternativas, principalmente no caso dos terminais Itapeva e

VISTORIA

O prefeito percorreu, na noite de ontem, trajeto entre as estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) Prefeito Celso Daniel, em Santo André, e Mauá, e testou a integração do sistema no Terminal do Centro da cidade, com a linha 041 Vila Mercedes. A viagem, de pouco mais de 50 minutos, serviu para ouvir reclamações da população e observar problemas.

A saída do trem na estação andreense ocorreu às 19h10. O prefeito não teve dificuldades para embarcar no vagão, ao lado da técnica de enfermagem Maria da Natividade Cruz, 45 anos. A moradora do Jardim Guapituba é usuária do trem diariamente para se deslocar até a faculdade, em Santo André. “A lotação é o principal problema”, reclama.

Após o desembarque, na estação da CPTM Mauá, às 19h27, o embarque na linha municipal, com destino ao terminal Guapituba, ocorreu às 19h33. “Essa é a linha de segunda maior demanda (10 mil passageiros por dia) e tinha muita reclamação de atraso”, diz Donisete. A estagiária de Pedagogia Paula Vieira, 34, é usuária da linha e ressalta espera de até 40 minutos no sentido bairro-Centro. O trajeto com maior volume de usuários é o Jardim Zaíra 4 – média de 15 mil entre 17h e 20h.

A chegada no destino ocorreu às 20h01. Uma das constatações de Donisete foi a necessidade de “dar atenção especial” aos intervalos entre os coletivos. A meta é que seja respeitado o período de 15 minutos entre um ônibus e outro em horários normais e de oito minutos nos período de pico.

Renovação da frota está 70% concluída

O sistema de Transporte municipal de Mauá deverá operar com 100% da frota zero-quilômetro até o fim do semestre. Desde que a Prefeitura assinou contrato de concessão do serviço com a Suzantur, 70% dos coletivos já foram substituídos.

A previsão era que toda a frota fosse trocada até o fim do ano passado e depois até abril, o que não ocorreu. De acordo com o prefeito Donisete Braga (PT), o atraso é consequência de demora na produção por parte das montadoras. “Já estamos com 70% da frota consolidada e neste semestre concluiremos”, diz.

Além dos carros, a Prefeitura iniciou, no último mês, a instalação de abrigos de ônibus. A previsão é que 300 pontos sejam substituídos em dois anos.  




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