Economia Titulo
Ipea mostra otimismo da maioria dos brasileiros sobre finanças
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
28/09/2010 | 07:41
Compartilhar notícia


O bom momento econômico do País animou famílias brasileiras a consumirem mais. Pesquisa feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que atualmente quase 75% dos conjuntos familiares acreditam estar em melhores condições financeiras do que há um ano. Segundo Sandro Sacchet, um dos responsáveis pelo estudo, a perspectiva de melhora faz com que mais pessoas invistam o salário na compra de bens duráveis.

"Dentro dos próximos cinco anos, todos se mostram bastante otimistas em relação a manutenção do emprego, o que torna maior a expectativa da compra de bens de consumo", relata.

A pesquisa ainda aponta que 77,32% das famílias creem que estarão em melhores condições financeiras daqui a um ano. Apenas 7,56% não compactuam dessa opinião. Para a professora da escola de negócio da Uscs (Universidade São Caetano, Marlene Cárdia Laviola, os números apresentados são compatíveis com o bom momento na vida econômica nacional.

"Todos os indicadores que temos acenam para isso. Registramos neste ano o menor índice de desemprego da série histórica. O número de postos de trabalho aberto também são muito altos e temos previsão de PIB (Produto Interno Bruto) na casa dos 7%. É normal também que isso defira do ponto de vista de outros momentos eleitorais", avalia.

O grupo de brasileiros mais otimistas é o que recebe entre quatro até cinco salários-mínimos, com 85,07% esperando por situação ainda melhor no próximo ano. "Mas a média nacional foi muito alta. Não dão para enaltecer apenas uma classe de renda", completa Sacchet.

MAIS NÚMEROS
Do total de entrevistados, apenas 18% sentem-se hoje em pior situação, na comparação com o mesmo período do ano passado. Outros 8% dos pesquisados não responderam ou não souberam responder. Com relação à faixa etária, o grupo de pessoas entre os 16 e 29 anos acredita com mais veemência que estará vivendo dias melhores, com 88,89% dando essa resposta. A maioria dos otimistas está do lado feminino, já que 77,4% das mulheres acreditam em melhor situação financeira para 2011.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;