Cultura & Lazer Titulo
Cinema e música do Brasil abrem Festival de Biarritz
Da AFP
23/09/2007 | 19:12
Compartilhar notícia


O cinema e a música brasileira são as estrelas da abertura do 16° Festival de Biarritz de Cinemas e Culturas da América Latina, que começa nesta segunda-feira e que tem filmes de Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba, México, Uruguai e Venezuela concorrendo ao prêmio principal, El Abrazo ('O Abraço').

Dois filmes brasileiros, o curta-metragem 'Picolé, Pintinho e Pipa', de Gustavo Melo, e o longa 'O ano em que meus pais saíram de férias', de Cao Hamburger, terão a honra de abrir o festival e serão seguidos por um show do compositor e guitarrista Edio Pessi. Pessi, acompanhado pelo percussionista Paulo do Couto, interpretará suas próprias composições, inspiradas na música brasileira, no jazz e na música clássica.

Dez filmes estão na seleção oficial na competição, que este ano homenageia o ator mexicano Pedro Armendáriz Jr e dedica sua retrospectiva ao diretor boliviano Jorge Sanjinés.

Os brasileiros competem com 'Ó Pai ó', de Monique Gardenberg, e com 'O ano que meus pais saíram de férias', selecionado e muito aplaudido no festival de Berlim.

A cinematografia mexicana será representada pelo 'La sangre iluminada', de Iván Avila Dueñas, e por 'Aurora boreal', de Sergio Tovar Valverde. A Colômbia participa com 'Esto huele mal', de Jorge Alí Triana, veterano diretor de teatro e cinema.

Dois filmes argentinos estão na disputa: 'Por sus propios ojos', de Liliana Paolinelli, e 'Hunabkú', sétimo longa de Pablo César, diretor de prestigiosa trajetória. 'La noche de los inocentes', do cubano Arturo Sotto, "Matar a todos", do uruguaio Esteban Schroeder, e 'Postales de Leningrado', da venezuelana Mariana Rondón, completam a seleção oficial.

Outras dez obras competem pelo Abrazo de Curtas-metragens, prêmio transmitido este ano pelo canal de televisão estatal France 3.

Para a homenagem a Pedro Armendáriz Junior, filho do lendário Pedro Armendáriz, estão programadas as exibições de cinco filmes em que o mexicano atuou, entre eles 'Cadena perpetua', de Arturo Ripstein, e o francês 'Maine Ocean', de Jacques Rozier.

A retrospectiva dedicada a Jorge Sanjinés inclui várias obras consideradas históricas, como 'Sangre de cóndor', 'Ukamau' e 'El coraje del pueblo'.

A programação conta ainda com uma seção de filmes andinos e um panorama de obras latino-americanas que se destacaram este ano em grandes festivais ou no circuito comercial, entre elas a brasileira 'Mutum', selecionada no último Festival de Cannes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;