Cultura & Lazer Titulo
Paranapiacaba encerra Festival de Inverno no domingo
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
20/07/2002 | 17:34
Compartilhar notícia


Paranapiacaba recepciona o público com muita música no encerramento de seu II Festival de Inverno. Neste domingo, a partir das 10h, a charmosa Vila Ferroviária de Santo André abre espaço para o choro, o blues, a MPB e o rap, além de apresentações de coral e folclore. A expectativa dos organizadores é receber 7 mil pessoas.

Um dos destaques é o encontro inédito no palco dos músicos Nasi, vocalista do grupo Ira!, e do guitarrista André Christovam. Eles se apresentam na Praça do Mercado, às 18h, com a banda Os Bluesmen, integrada ainda por Silvio Alemão (baixo), Marcos Otaviano (guitarra), Sérgio Duarte (gaita), Mário Fabre (bateria) e François de Lima (trombone). François é líder da banda Mantiqueira e substitui Bocato, que está em turnê com o grupo RPM.

A reunião de músicos de diferentes bandas ou com carreira solo forma um caldeirão com representantes do jazz, do blues e do rock. “O melhor desse clima de jam session é o inusitado. Por exemplo, em 20 anos de carreira é meu primeiro show com o André”, afirma Nasi, que canta músicas como O Meu Patuá e Má Noite.

Christovam também comemora o encontro (“espero que seja o primeiro de muitos”), mas chama atenção para outra característica do grupo. “É muito gostosa a oportunidade de cantar canções dos nossos ídolos”, diz o guitarrista, que no vocal apresenta I’m Ready, de Muddy Waters e Willie Dixon, entre outras.

O único detalhe que desagrada a Christovam é o nome da banda. “Preferiria Os The Bluesmen ou The Os Bluesmen, pois ninguém é bluesmen na verdade. Somos todos apaixonados e temos respeito ao estilo”, afirma.

Segundo Silvio Alemão, que é de São Bernardo, esse show é sob medida para Paranapiacaba. “Esse espírito de jam session proporciona vários encontros e dificilmente nos apresentamos com o mesmo time”, diz. Entre as outras músicas do repertório estarão Quero Ser o Seu Cachorro, Every Nigth and Every Day e uma versão funk para Mamãe Eu Quero, de Jararaca e Vicente Paiva.

Na mesma Praça do Mercado, mas com início às 16h30, o projeto Santo André de Todos os Cantos traz quatro nomes da música andreense: Vasco Faé, Kléber Albuquerque, Rubens Kurin e a big band Brazuca. Cada um terá seu espaço e, no fechamento do show, todos sobem ao palco para cantar Isopor, de Kléber, com arranjo de João Cristal, líder da Brazuca.

O primeiro a se apresentar é Kurin, seguido de Kléber. “Só com violão vou cantar Joelmir Beting – A Canção e Parede e Meia”, diz Kléber. Depois é a vez de Vasco tocar, entre outras, Camarada Mandão, de sua autoria, e uma versão blues que fez para Trem das Onze, de Adoniran Barbosa.

Tanto Vasco quanto Kléber se apresentaram na primeira edição do Festival, no ano passado, e apostam em uma melhor organização. “Com a experiência, será encontrado o melhor formato para o evento. É uma iniciativa importante para o lugar se tornar ponto turístico”, afirma Vasco.

Outras atrações são Chorinho Amizade (às 12h, no Espaço Gastronômico; e às 14h, no Bar do Careca), grupo de rap Uafro (às 11h, no ateliê Fênix; e às 14h30, no ateliê Casa do Bicho Folha), apresentação folclórica e Banda Lyra de Santo André (às 11h, na Praça do Mercado), e Glau Piva (às 11h30, no ateliê Casa do Bicho Folha; e às 14h, no ateliê Fênix).

O Coral Municipal de Mauá se apresenta, às 15h, no Clube União Lira Serrano. Com regência de Sérgio Assumpção, serão mostradas composições de Nunes Garcia, Haendel e Rossini, entre outras. O coral estará acompanhado pelo pianista Eduardo Albertino.

A programação ainda reserva atividades esportivas e de lazer. O Festival de Inverno é realizado pela Prefeitura de Santo André e tem o apoio do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;