Setecidades Titulo
Madeira ilegal é apreendida pelo Ibama em Diadema
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
24/11/2007 | 07:38
Compartilhar notícia


O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apreendeu sexta-feira 80 toneladas de madeira castanheira em diversos estabelecimentos do Estado, incluindo uma empresa situada em Diadema.

A ação ocorreu durante a Operação Prometeu, que teve o objetivo de combater o comércio ilegal de madeira em São Paulo.

Desde o início da manhã, fiscais do Ibama visitaram comerciantes, processadores do produto e madeireiras em busca de irregularidades e indícios de crimes ambientais.

A castanheira é bastante usada na construção civil. Três carretas foram utilizadas para transportar as madeiras até a Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, a 125 km da Capital.

De acordo com o Ibama, o corte da castanheira é proibido. O dono da empresa em Diadema foi multado, mas o valor não foi informado.

Em uma madeireira na Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo, os fiscais do órgão apreenderam 87 toneladas de pranchas (madeira já aberta) de mogno.

Muito apreciado por sua beleza e durabilidade, o mogno está na lista de madeiras em extinção. Por isso, a comercialização, a exploração e armazenamento dele são controlados.

Segundo o Ibama, a Operação Prometeu faz parte de um conjunto de ações que visa reduzir o desmatamento na Floresta Amazônica por meio de investigações e uso de sistemas de inteligência.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;