Cena Política Titulo
Reflexão e confusão em frases nas ruas

Quem já viu por aí frases de efeito pintadas pelas ruas de Santo André? Pois bem

Do Diário do Grande ABC
29/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem já viu por aí frases de efeito pintadas pelas ruas de Santo André? Pois bem. Trata-se de projeto incentivado pela Secretaria de Cultura: Intervenção Poeta na Rua Zhô e a Cidade – Tercetos do poeta andreense Zhô Bertholini. São 126 inscrições espalhadas pela cidade. Projeto inspirado em ações semelhantes feitas em Buenos Aires (Argentina) e Nova York (Estados Unidos). “Falando sério. Bom é ser simples sem fazer mistério”, é uma das mensagens, está estampada em frente ao Shopping ABC. “Ser por inteiro. Sem nada excluir. Mesmo sendo o exagero”, é outra oração grafada perto dali. Com uma boa filosofia, tem despertado o interesse popular. E gerado os mais diversos tipos de reação. No geral, divide opiniões. Há quem defenda esse tipo de cultura urbana. Para esses, as frases são vistas como reflexivas e, até certo ponto, confortador diante da correria estressante do dia a dia. Para outros, porém, a iniciativa tem sido considerada desmedida. A ponto de ser levantada hipótese de transgressão: além de atrapalhar a sinalização de solo do trânsito, o ato é tido como vandalismo e crime ambiental. Seja qual for a interpretação, há de se ressaltar o ponto de vista administrativo. Nesse caso, prevalece a confusão. Muitos setores da Prefeitura sequer sabem que as pinturas nas vias são apoiadas pelo Paço. Mas as ideias estão estampadas por aí, para filosofar.

Bastidores
William Dib (PSDB) diz estar no páreo para a disputa do Paço de São Bernardo em 2016, apesar de o colega Mauricio Soares (sem partido) dizer que está fora da disputa. Se de fato existir o projeto rumo ao Executivo, o tucano será cobrado por ações em Santo André. Explico: seu genro, Eduardo Grecco, é superintendente adjunto do Hospital Estadual Mário Covas, que passa por diversos problemas, desde falta de papel higiênico nos banheiros até fila de cinco horas para pegar medicamentos. Dib poderia auxiliar o familiar na melhoria da administração da unidade. Na eleição esse ponto deve vir à tona.

Sem estrela
Já não é a primeira vez que abordamos este tema aqui, mas vale mais um registro. Ontem, na reunião da bancada governista de São Bernardo, preparatória para a sessão de hoje na Câmara, compareceram seis dos 20 integrantes. A meia-dúzia do PT. Dois chegaram atrasados. Dois do partido não foram: Marcos Lula e Toninho da Lanchonete. Este último, aliás, tem sido motivo de comentários entre os colegas, que estranham seu comportamento. Não vai em nenhum encontro. Nem mesmo nas audiências públicas da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), lideradas pela primeira-dama e secretária de Orçamento, Nilza de Oliveira (PT). Toninho não tem usado nem a estrela do PT na lapela.

Aprendizado
Prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal, Gabriel Maranhão (PSDB) esteve esta semana em Brasília. Na pauta discutida junto ao Ministério do Planejamento esteve a liberação de recursos para as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade. Na visita à capital federal, Maranhão teve a companhia do chefe do Executivo de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB). Dizem que foi aprender um pouco com o tucano sobre aproximação com o governo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;