Esportes Titulo
Jovem decola para novos voos após os Escolares
Henrique Munhos
Especial para o Diário
17/06/2011 | 07:27
Compartilhar notícia
Divulgação


Após conquistar três medalhas nos Jogos Escolares de São Caetano, sendo duas de ouro e uma de prata, o jovem Gustavo Leme, 16 anos, segue em treinamento para a disputa de novas competições na temporada.

Em 2010, Leme conquistou três medalhas pelo Colégio Fênix. Nesse ano, foram dois primeiros lugares e um vice campeonato, nas provas de 100 m rasos, revezamento 4x100 m e 400 m rasos, respectivamente.

Agora, o garoto se prepara para o Campeonato Brasileiro Interclubes, que será disputado no Rio Grande do Sul, além dos Jogos Escolares Brasileiros e dos Jogos Escolares de São Paulo.

No atletismo desde os 13 anos, o menino começou na modalidade um pouco contrariado. "Jogava futebol, mas não era muito bom. Porém, era rápido, e me indicaram para o atletismo. Não gostei muito no começo, mas depois fui me acostumando", contou.

Hoje, o jovem faz parte da equipe do BM&FBovespa/São Caetano e está entre os 20 melhores do Estado.

As provas de tiro curto sempre foram a sua especialidade. Tanto que, apesar de estar na mesma equipe de famosos como Marilson Gomes dos Santos e Fabiana Murer, o adolescente tem como ídolo Basilio de Morais, atleta de 29 anos que participou da Olimpíada de Atenas e foi campeão pan-americano juvenil. "Nas competições, sempre converso com ele e recebo alguns conselhos. Quero chegar ao profissionalismo também", afirmou.

Outro exemplo que Leme procura seguir é o jamaicano Asafa Powell, recordista mundial dos 100 m rasos e campeão olímpico em Pequim como integrante da seleção jamaicana no revezamento 4x100 m.

Na torcida em quase todas as competições estão os pais, Robeto Leme e Anna Cristina. As únicas ausências são quando os torneios de atletismo coincidem com os jogos de vôlei da irmã Giovanna, 13 anos, que também defende o time de São Caetano.

Olhos puxados não são mais a marca do tênis de mesa

Foi-se o tempo em que o tênis de mesa era uma modalidade exclusiva dos descendetes de asiáticos. Prova disso são os Jogos Escolares de São Caetano, em que crianças de todas as raças participam.

"A popularização da modalide, com quadras por todas as escolas, fez com que todas as crianças tomassem gosto pelo esporte," afirma Nelson Kusuoka, treinador e um dos organizadores dos Escolares.

Entretanto, entre os atletas federados, os olhos puxados ainda são a maioria. "Os orientais têm uma capacidade de concentração e um foco nos treinamentos maiores do que os demais, qualidades que são primordiais no tênis de mesa," declarou Kusuoka.

SINGULAR É DESTAQUE

O colégio Singular conquistou dois dos três títulos de tênis de mesa disputados ontem, no Circolo Italiano.

Pela manhã, ocorreram os torneios juvenil e infantil femininos. Ambas as competições foram vencidas pelo Singular. À tarde, foi jogado o torneio no mirim masculino, vencido pelo Colégio Adventista.

Hoje com o campeonato de ginástica artística e mais duas categorias de tênis de mesa, se encerra a primeira fase dos Jogos Escolares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;