Setecidades Titulo
Redação propõe reflexão sobre amizade
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
13/08/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


Os estudantes do Ensino Médio de Ribeirão Pires comentaram, terça-feira, que o tema Amizade na Rua proposto pelo Desafio de Redação remete à reflexão sobre o conceito de amizade. Mais de 5.000 textos foram produzidos com diversas abordagens.

O projeto, uma ação conjunta do Diário e da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), passou por dez escolas de Ribeirão Pires e continua nesta quarta-feira na cidade. Os participantes concorrem a vários prêmios, entre eles, uma bolsa de estudos da USCS.

Aluno do 3º ano do Ensino Médio na EE Prof. Mário Leandro, Sérgio da Silva Nascimento, 17 anos, abordou em sua redação o preconceito em fazer amizades na rua. "Há muitas pessoas boas, por isso não dá para generalizar." Sua colega de classe, Priscila da Silva Leite, 17, fez um paralelo com os amigos do site de relacionamentos Orkut e os da ‘vida real.' "Ter muitos amigos no Orkut não é sinal de status, pois eles nem sempre eles são próximos e verdadeiros."

Estudante do 2º ano, Andréia Ferreira de Melo, 16, escreveu uma dissertação criticando a dificuldade de se comunicar e em manter as relações de amizade no dia-a-dia."As pessoas levam seus problemas para rua e não se importam umas com as outras." Andréia sonha em ser médica, mas como os pais não podem pagar uma faculdade de medicina, pretende conseguir uma boa nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para tentar uma bolsa pelo programa do Governo Federal - o ProUni (Programa Universidade para Todos).

As amigas Luara Carolina Abujamra e Bruna de Oliveira, ambas com 17, alunas do 3º ano do Ensino Médio da EE Álvaro de Souza Vieira, também abordaram o tema de forma reflexiva. Luara escreveu sobre a falta de respeito com os moradores de rua. "Num mundo globalizado e cheio de tecnologia, as relações humanas estão enfraquecidas. Mesmo desprezados, os moradores de rua conseguem manter amizade e solidariedade entre eles", diz. Já Bruna, fez uma redação sobre a desconfiança humana. "Não dá para julgar alguém só pelo olhar. Há preconceito com os amigos da rua."

A diretora da EE Álvaro de Souza Vieira, Ana Cristina de Souza, acredita que o exercício de reflexão proposto pelo Desafio de Redação possa ajudar a diminuir a violência e intolerância entre os alunos, além de estimular o interesse pela escrita. "Se eles aprenderem valorizar a amizade o convívio social melhora", reforça Ana Cristina. Ela torce para que seus alunos consigam ser premiados no concurso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;