Cultura & Lazer Titulo
EUA estudam possível divisao da Microsoft
Do Diário do Grande ABC
25/04/2000 | 15:19
Compartilhar notícia


O governo dos Estados Unidos estuda opçoes para lidar com a Microsoft, depois de seu êxito jurídico contra a gigantesca empresa de computaçao, por violaçao de leis antimonopolistas.

Os advogados da divisao antitruste do Departamento de Justiça foram convocados nesta terça-feira pela Casa Branca para informar aos assessores jurídicos e econômicos do presidente Bill Clinton sobre possíveis sançoes, incluindo a divisao da empresa.

Uma opçao seria dividir a Microsoft em duas ou três partes, cada uma delas dedicada à venda de distintos produtos, como poderiam ser o sistema operativo Windows e o conteúdo da Internet. Outra alternativa poderia ser com a empresa cedendo seu popular programa comercial Office.

Gene Sperling, membro do Conselho Econômico Nacional da presidência, disse que 'esta é essencialmente uma reuniao informativa``, acrescentando que o presidente Clinton nao participará dela. Sperling nao adiantou se os assessores de Clinton farao recomendaçoes sobre como o departamento deveria proceder no caso. 'Nao vamos responder perguntas hipotéticas``, ressalvou.

O secretário do Tesouro Lawrence Summers disse que era pertinente efetuar uma reuniao preparatória informativa sobre assuntos com tao importantes ramificaçoes econômicas. O Departamento de Justiça e as procuradorias de 19 estados tem acionado com êxito a Microsoft por violaçoes de leis antitrustes e agora consideram os modos de dividir a empresa como um método de controlar as práticas anticompetitivas.

Qualquer operaçao de transferência de interesses seria parte de 'uma gama completa de opçoes`` que serao debatidas, informou nesta segunda uma fonte próxima às conversaçoes. A notícia de uma possível divisao da Microsoft contribuiu para que o preço das açoes da empresa caísse 16% a US$ 66,62, uma perda de US$ 12,31 1 - 4 dólares, no mercado Nasdaq. Os investidores também desanimaram por causa do balanço medíocre publicado na quinta-feira.

O governo e os Estados têm a opçao de apresentar recomendaçoes separadas, mas ambos esperam oferecer uma só proposta. As duas partes têm até a sexta-feira para entregar suas propostas ao juiz Thomas Penfield Jackson, que determinou em 3 de abril que Microsoft usou ilegalmente seu domínio no mercado dos sistemas operativos para prejudicar os competidores. Está marcado para 24 de maio uma audiência judicial que deve considerar as possíveis puniçoes à empresa.

Os queixosos também consideram possíveis sançoes temporais a Microsoft, enquanto o caso avança aos tribunais de apelaçao. A Microsoft tem até 10 de maio para responder à proposta do governo, mas poderia solicitar um adiamento, dependendo das soluçoes propostas. A Microsoft já deixou claro que apelará e certamente o caso chegará até a Corte Suprema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;