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Agora, estudantes
sofrem em Mauá
Henrique Munhos
Especial para o Diário
11/02/2011 | 07:46
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Estudantes de Mauá tiveram de esperar por até seis horas na fila para poder obter o Cartão DaHora, novo sistema de bilhetagem de transporte da cidade. A fila dobrou quarteirão e chegou a ter mais de 200 pessoas, ontem pela manhã, naquele que seria o último dia para que conseguissem o cartão. Porém, devido aos transtornos, o prazo foi prorrogado por tempo indeterminado.

O funcionário público Cláudio Magalhães, 21 anos, chegou ao local acompanhado da noiva por volta das 5h30. Segundo ele, já havia cerca de 60 pessoas na sua frente.

"É muita desorganização da Prefeitura, que poderia fazer como em São Paulo, onde tudo é realizado pela internet, sem tumulto", apontou o estudante, que foi atendido por volta das 11h30.

A jovem S.C., 17, contou que nem sabia que ontem era o último dia para conseguir o Cartão DaHora. "Minha tia me avisou que tinha de vir hoje (ontem), senão perderia. Nem sabia quando acabava", disse a estudante, que também ficou cerca de seis horas à espera.

O cadastro do cartão é realizado no Green Plaza Shopping, que fica na Rua Rio Branco, no Centro. Um funcionário do local, que preferiu não se identificar, disse que a culpa pelo tempo de espera é da população.

"Abrimos o cadastro no dia 24 de janeiro, mas até o dia 6 de fevereiro isso aqui ficou vazio. O brasileiro é assim mesmo, deixa tudo para a última hora."

Porém, o responsável pela organização no local, William de Luna, declarou que as escolas são as responsáveis por todo o caos. "As escolas devolveram o formulário apenas no dia 9, sendo que o prazo final era até o dia 10. Este ponto não comporta tanta gente vindo no mesmo dia", ponderou.

Em razão do problema, o cadastro será realizado no mesmo local até amanhã. Depois, mudará para outro ponto, que ainda não está definido. "Seguiremos cadastrando os estudantes até que todos sejam atendidos", disse William.

As pessoas que estavam na fila souberam do adiamento apenas na hora, o que as deixou ainda mais revoltadas. "É um descaso com a população de Mauá. A gente falta no serviço para vir aqui e perder um dia inteiro sem saber se seremos atendidos. Isso é inaceitável," reclamou a professora Lara Rodrigues, 23.

Os usuários criticaram inclusive o desrespeito por parte dos organizadores do Cartão DaHora. "Mandaram a gente ir embora e vir amanhã (hoje) às 4h da manhã, pois não seríamos atendidos. Quando dissemos que não poderíamos vir, um funcionário mandou a gente registrar Boletim de Ocorrência ou ir ao Procon reclamar", disse a estudante Melissa Ckiodetto, 23.




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