Setecidades Titulo Educação
Faculdades disputam curso de Medicina

Ministério da Educação classificou dez instituições em primeira fase; resultado sai em 24 de junho

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
14/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O Grande ABC teve dez propostas classificadas pelo MEC (Ministério da Educação) na primeira fase de seleção para a autorização de funcionamento de cursos de Medicina por meio do Programa Mais Médicos. Instituições que irão operar nas cidades de Mauá e São Bernardo constam na lista.

No município mauaense, a Universidade Nove de Julho ficou em primeiro lugar, disputando com a Faculdade Renil do Brasil. “Para nós, o fato de estarmos em segundo lugar mostra que estamos trabalhando da maneira correta”, disse o diretor da Renil, Paulo Roberto Amianti.

A vencedora poderá atender demanda de 50 alunos. A quantidade de vagas é determinada pelo número de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) oferecidas no município.

O prefeito Donisete Braga (PT) ressalta que a criação da primeira faculdade de Medicina de Mauá “deverá contribuir para a fixação dos médicos na cidade.”

Já em São Bernardo, a Universidade Nove de Julho também ficou em primeiro lugar nesta fase, seguida da Universidade Anhanguera, Metodista, São Judas, Mackenzie, Anhembi-Morumbi, Sociedade Regional de Ensino e Saúde (de Campinas) e Universidade Estácio de Sá. Quem ganhar, poderá oferecer 100 vagas.

O diretor da Faculdade da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, Rogério Gentil Bellot, salientou que ofertar o curso é um sonho antigo da instituição e que ela está preparada para realizá-lo. “Temos, por exemplo, parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, uma das maiores referências na área de Saúde, e isso é um grande diferencial.”

A secretária municipal de Saúde, Odete Gialdi, frisou que a implantação de cursos de Medicina na cidade “é benéfica não só para o município, mas para toda a região do Grande ABC,”

O resultado final sairá no dia 24 de junho.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;