Setecidades Titulo
Saúde repassará R$ 319 mil a Rio Grande
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
31/03/2004 | 21:35
Compartilhar notícia


Um convênio assinado terça-feira entre a Prefeitura de Rio Grande da Serra e o Ministério da Saúde prevê o envio de uma verba de R$ 319,9 mil para o município, que será empregada em melhorias no setor da saúde. A liberação do recurso acontecerá em duas parcelas, segundo o ministério. O repasse da primeira será feito ainda em abril, enquanto a segunda está prevista para chegar no mês que vem.

De acordo com a secretária de Atenção à Saúde da cidade, Maria Luiza Malatesta, a primeira medida a ser financiada com os recursos federais será fazer uma série de reformas na UBS (Unidade Básica de Saúde) Central.

Segundo Maria Luiza, numa primeira etapa, o espaço do Pronto-Atendimento será separado da UBS. “Vamos dar uma cara de policlínica à unidade, uma vez que hoje ela é vista, de forma equivocada, como um minihospital pela população.”

A secretária disse ainda que, com a verba do ministério, a UBS Central terá uma nova recepção e um espaço mais adequado para leitos infantis de observação. Hoje esses leitos não são separados dos adultos.

Todas as melhorias terão de ser discutidas com o Conselho Municipal de Saúde, de acordo com a secretária. “Eles vão acompanhar todo o processo. Vão nos ajudar a escolher o que comprar e onde atuar. E também farão uma fiscalização das nossas ações”, explicou.

O convênio foi assinado pelo prefeito Ramon Velasques na sede da Divisão de Convênios do ministério, na capital.

Situação – Segundo a secretária, a situação da saúde no município ainda não é a ideal, mas, do ano passado para cá, “melhorou muito”. Houve mais compras de medicamentos e melhora no atendimento. “As ações da saúde estão mais próximas da população”, afirmou.

Maria Luiza disse que uma das metas da Prefeitura é melhorar o gerenciamento e qualificar os trabalhadores da saúde, e admitiu que a cidade não conseguiu ainda ampliar o atendimento à toda a população. “Somos precários no sentido de tentar ampliar nosso atendimento”, concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;