Setecidades Titulo A partir do dia 25
Escultura de Sacilotto volta à Oliveira Lima a partir do dia 25

Local abrigará novamente a obra depois de 9 meses, com iluminação e apoio de granito

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
10/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A obra do artista plástico Luiz Sacilotto (1924-2003) vai voltar para o calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima no dia 25, após nove meses longe do local de origem. A retirada da escultura, nomeada Concreção 005, foi feita em julho e gerou polêmica.

Conforme o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Tiago Nogueira (PT), a inauguração será às 11h e o local terá novidades. “Ela vai ser depositada sobre uma pedra de granito, com nova iluminação, e não vai ter nenhuma cerca ao redor da obra. Tudo isso vai possibilitar que seja exposta da maneira que merece”, explicou.

A escultura foi instalada no centro comercial no começo dos anos 2000, quando o calçadão passou por revitalização promovida pelo prefeito Celso Daniel, morto em 2002. O motivo da retirada foi a revitalização da área comercial, sendo que a obra iria para o Parque Prefeito Celso Daniel.

Porém, houve revolta da população sobre a mudança do local, de forma que a escultura vai voltar para onde foi projetada originalmente pelo artista. Tiago classificou que a atuação da população em relação à obra foi positiva. “A mobilização resultou em uma polêmica boa. O Sacilotto, filho de Santo André, é conhecido mundialmente pelas suas obras. A própria população, às vezes, infelizmente, não tem a dimensão do tamanho do seu legado”, disse o secretário.

Além dessa novidade, a obra Concreção 9877, que está instalada no térreo da Prefeitura desde 1990, vai mudar de lugar. Ela irá para o Jardim das Esculturas da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, localizada na Rua Campos Salles, na mesma data.

A Pasta também tem projetos para que os habitantes da cidade conheçam melhor o artista plástico. “Fazemos questão de trabalhar muito esse conceito dele como grande artista e divulgar isso. Vamos começar utilizando a agenda cultural do município, que tem edição mensal, para divulgar a sua obra, além de outras importantes para a cidade, como o Monumento dos Imigrantes e o da Tomie Ohtake, por exemplo”, explicou o secretário.

Outras obras de Sacilotto podem ser vistas em toda a cidade. Entre elas estão a Concreção 0011, instalada no Parque Central, na Vila Assunção, pintura da Concreção 9980 no saguão do Hospital Brasil, na Vila Dora, e painéis no Sesc Tamarutaca e no campus da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Uma série com cinco gravuras está exposta na Casa do Olhar Luiz Sacilotto e na Pinacoteca de Santo André, no Paço Municipal. Esculturas e pinturas estão disponíveis na Sabina Escola Parque do Conhecimento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;