Setecidades Titulo
Jd.Sônia Maria terá base de segurança ao lado de UBS
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
19/05/2004 | 22:06
Compartilhar notícia


Na tentativa de reduzir a criminalidade no Jardim Sônia Maria, a Prefeitura de Mauá inaugura no sábado o segundo Posto de Segurança Integrada da cidade, que irá funcionar em um prédio anexo à UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro, na rua Carmem Miranda. Sua estrutura, dotada de portas e janelas blindadas, é similar à do Posto Integrado da Vila Magini, entregue em agosto do ano passado.

A exemplo do posto da Vila Magini, a base fixa no Jardim Sônia Maria será compartilhada entre Guarda Civil e Polícia Militar. Segundo o comandante Sérgio Moraes de Jesus, dois guardas vão ficar no posto durante as 24 horas do dia. Enquanto isso, duas viaturas da Polícia Militar e uma da Guarda Civil farão rondas preventivas nas ruas do bairro.

Situado na divisa com Santo André e São Paulo, o Jardim Sônia Maria é uma das rotas de fuga para criminosos que atuam em Mauá. “Isso sempre foi uma preocupação para a Guarda. Os delitos mais freqüentes são roubos e furtos”, disse o comandante. O novo posto da Guarda dará apoio à UBS local, que à noite funciona como pronto-atendimento. “A idéia é aproximar a comunidade, que terá uma sala de denúncias no novo posto.”

Mudança – Dos 12 antigos postos comunitários de segurança montados em contêineres, apenas um sobreviveu, a unidade situada no cruzamento das avenidas Barão de Mauá e Itapark. Nesta quarta, havia dois guardas civis no posto. Em mais de uma ocasião, porém, o Diário constatou que o posto estava abandonado e danificado por atos de vandalismo, inclusive com furos feitos por balas. A desativação foi motivo de um protesto feito por comerciantes da Barão de Mauá, em fevereiro último, que reclamavam do aumento de assaltos após a saída dos guardas.

De acordo com o comandante Jesus, a Prefeitura decidiu mantê-lo ininterruptamente aberto, para depois também transformá-lo em um posto integrado. “A unidade que está em localização estratégica, e por isso será reformada. O posto já conta até com uma câmera de longo alcance”. Jesus não soube informar a previsão da reforma.

Em dezembro de 2003, o secretário de Assuntos Jurídicos, Cidadania e Segurança Comunitária de Mauá, Antônio Pedro Lovato, afirmou os 12 postos comunitários não obtiveram os resultados desejados. À época, o secretário considerava preferível aumentar o número de rondas ostensivas a deixar um guarda e uma viatura parados em frente ao posto. Os postos começaram a ser criados no início da primeira gestão do atual prefeito, Oswaldo Dias, em 1997. Reeleito, Dias manteve os postos, até o anúncio de fechamento em dezembro último.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;