Diarinho Titulo
Palavra certa: o plural de nossas palavras
Do Diário do Grande ABC
15/03/2009 | 16:01
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Nas últimas semanas, trocamos dois dedos de prosa sobre a grafia e o significado de certas palavras. Hoje vamos falar um pouco do plural das palavras da nossa língua. Sabemos que o plural das palavras portuguesas normalmente é feito com o acréscimo de s. O plural de rosa é rosas, o de garrafa é garrafas, o de poema é poemas.

Em muitos casos, não se pode colocar o s diretamente; é preciso, antes, ‘preparar' a palavra que está no singular para que ela possa receber o s. Isso ocorre, por exemplo, com vocábulos que terminam em r, como lar, cujo plural é lares. Preparar a palavra, nesse caso, significa colocar um e antes do s.

Isso não ocorre só com as palavras que terminam em r. O plural de juiz é juízes, o de mês é meses. Como se vê, as palavras terminadas em z ou s passam pelo mesmo processo: o plural é feito com o acréscimo de es.

O plural de palavras como fácil, barril ou incrível também não é feito com o simples acréscimo de s. O de fácil é fáceis, o de barril é barris, e o de incrível é incríveis.

Se fizermos as contas, talvez cheguemos à conclusão de que de fato a maioria das palavras faz o plural com o simples acréscimo de s, mas não são poucos os casos em que isso não ocorre.

A esta altura, talvez você esteja pensando que, de um jeito ou de outro, o plural acaba sempre terminando em s, mas a coisa não é bem assim. O plural de tem (Ela tem) é têm (Elas têm); o de vem (Ela vem) é vêm (Elas vêm); o de intervém (Ela intervém) é intervêm (Elas intervêm). E o de põe (Ela põe)? É põem (Elas põem). O de propõe (Ela propõe) é propõem (Elas propõem).

Como se vê, o plural de algumas formas verbais pode ser feito com um acento, como ocorre em vem/vêm, com a troca de um acento, como ocorre em mantém/mantêm, ou com o acréscimo de um m, como ocorre em põe/põem ou propõe/propõem.

Para encerrar, não podemos esquecer um caso diferente de todos, o da palavra qualquer, cujo plural é quaisquer: "Não ouça músicas quaisquer".

No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.

Palavra Certa é escrita pelo professor Pasquale Cipro Neto, que assina a coluna Ao Pé da Letra, no Dia-a-Dia




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;