Setecidades Titulo
Tio Oscar e Nosso Lar: cinco estrelas
Danilo Angrimani
Do Diário do Grande ABC
15/06/2002 | 16:56
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

A direção do asilo Tio Oscar, uma unidade do grupo Eurípedes Barsanufo, mantém um número limite de 24 idosos para garantir a qualidade do atendimento. A casa, considerada uma das melhores de Santo André pela Vigilância Sanitária, funciona em um casarão amplo, rodeado por árvores, flores e gramados no bairro Jardim. É totalmente gratuita.

A média de idade das pacientes é de 70 a 80 anos. A mais velha tem 92. O processo de admissão é rigoroso. “Elas vêm até nós, quando não têm outras pessoas para cuidá-las”, diz a coordenadora do asilo Tio Oscar, Solange de Fátima Marques Rodrigues, 35 anos. A casa é espírita, mas não faz restrições de qualquer tipo.

O asilo, segundo a coordenadora, promove uma série de atividades. São festas de aniversariantes, terapia ocupacional, aulas de música. As pacientes recebem a visita de manicures e cabeleireiras e participam de bailes.

Quando são recolhidas ao asilo, as pacientes devem estar razoavelmente lúcidas. Elas ficarão no Tio Oscar até o fim da vida.

Outro asilo cinco estrelas de Santo André, o Nosso Lar, cuida gratuitamente de 136 idosos. A casa tem orientação espírita, mas, a exemplo da Tio Oscar, não faz qualquer restrição para admissão. A reportagem do Diário fez uma visita de surpresa ao asilo e verificou que o lugar oferece uma série de alternativas de lazer.

Havia um grupo cantando no coral – todos vestidos a caráter, com túnicas de cor bordô. Outros idosos usavam a sala de musculação, enquanto alguns recebiam atendimento fisioterápico.

O asilo é um dos mais antigos da região. Existe desde 1953. Segundo o administrador Marcelo Fabri, as condições de hospedagem poderiam ser até melhoradas se a Prefeitura cedesse o terreno para a instituição.

Os três asilos filantrópicos, que prestam os melhores serviços em Santo André, vivem de doações. Os endereços são os seguintes: Nosso Lar, rua Francisco Ferreira, 59, Vila Helena; Tio Oscar, rua das Figueiras, 2.075, bairro Jardim; e Casa do Caminho de Ananias, rua Cotoxó, 508, Vila Pires.

Portaria – A portaria 810 de 22 de setembro de 1989 estabeleceu normas para o atendimento ao idoso nas instituições. Os critérios para determinar as notas dos asilos foram baseados nessa legislação.

A Vigilância Sanitária de Santo André adaptou essas normas na forma de um questionário, verificando os seguintes itens: presença de profissionais (médico, enfermeira, nutricionista), estrutura física (cozinha, dormitório ventilado, número de leitos adequados, sanitário adaptado e área para sol), atividades, higiene e limpeza.

Com base nesses itens, foram feitas fiscalizações nos 22 asilos de Santo André. Atualmente, existem apenas 18 casas de repouso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;