Setecidades Titulo
União das Vilas é a campeã do Carnaval de S. Bernardo
Rita Norberto
Do Diário do Grande ABC
06/03/2003 | 22:22
Compartilhar notícia


Como a beleza dos desfiles e o entusiasmo do público nas arquibancadas já haviam indicado, a União das Vilas foi a campeã do Carnaval de São Bernardo, seguida (por uma diferença de meio ponto) pela Mocidade Alegre de São Leopoldo. No Grupo 2, o título foi para a Estação Primeira de Baeta Neves, compensando uma série de problemas que a escola enfrentou, como o assalto no barracão e o acidente de carro sofrido pelo presidente da escola, Walter Luiz da Costa, o Waltinho, no dia do desfile. Também como era esperado, a pleiteante Vivência do Samba conseguiu sua vaga no Grupo 2 do ano que vem. A apuração da Fesb (Federação das Escolas de Samba de São Bernardo) ocorreu na tarde desta quinta sem tumultos.

A União das Vilas venceu com um total de 98 pontos – teve oito notas 10 e duas notas 9, em alegoria e harmonia. A escola levou para a avenida um enredo ousado com a pergunta E por que não?. “Sabíamos do risco de não sermos entendidos, mas somos uma escola ousada. Queríamos perguntar por que o Brasil não dá certo?”, disse o presidente da escola, Vicente Paiva Bengo. Este é o sexto título da escola do bairro Assunção. O último foi conquistado em 1999.

A São Leopoldo chegou perto do título, mas foi prejudicada por um 9,5 no quesito harmonia e pelos dois 9, em alegoria e mestre-sala e porta-bandeira. “Eles (casal) são o terceiro casal da Acadêmicos do Tucuruvi e só tiraram 10. Não dá para entender”, disse o presidente da escola, Américo Antônio Morales.

A Oásis foi rebaixada para o Grupo 2, como já era esperado pela própria escola. No dia do desfile, a empresa de guincho contratada não apareceu e a agremiação entrou com dois carros dos três carros obrigatórios pelo regulamento. A escola foi punida em 25 pontos – 15 pelo atraso de 45 minutos na concentração (5 pontos para cada 15 minutos) e 10 pontos pela ausência do terceiro carro.

No Grupo 2, vitória do esforço. Apesar do assalto no barracão 15 dias antes do desfile, a Estação Primeira de Baeta Neves conseguiu refazer os carros e vencer. “No dia do desfile ainda sofri um acidente, mas fugi do hospital para desfilar. Este título é da comunidade”, disse o presidente da escola. Com uma alerta ao desperdício da água do planeta, a Renascente de São Bernardo conquistou o público e o vice-campeonato. A Unidos do Jerusa, no entanto, acabou rebaixada, penalizada pela perda de dois pontos – por entrar com menos duas baianas. Entre as pleiteantes, a Vivência do Samba que sacudiu a arquibancada, subiu para o Grupo 2.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;