Setecidades Titulo
Deficientes têm mês repleto de atividades
Do Diário do Grande ABC
10/09/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


Pela primeira vez, São Bernardo promove o Mês de Luta das Pessoas com Deficiência, em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21. Durante todo o mês serão realizadas palestras, debates, mesas de reflexão, atividades culturais e esportivas em diversos espaços da cidade.

O objetivo é discutir e implementar políticas públicas de atendimento e inclusão das pessoas com deficiência em todas as áreas de governo e na sociedade.

PROGRAMAÇÃO
Amanhã, das 9h às 15h, no Parque da Juventude Città Di Maróstica (Avenida Armando Ítalo Setti, 65, Centro), será realizado o evento Bike-Nic inclusivo do ABC, atividade de lazer com bicicletas adaptadas.

Já o Centro de Referência do Idoso (Avenida Redenção, 271, Centro) terá no dia 16, às 18h30, a palestra e debate com o tema A Pessoa com Deficiência: Inclusão e Trabalho Decente.

De 18 a 25 será a vez do Festival Paraesportivo, realizado em diversos espaços da cidade. Entre as atividades haverá jogos de goalball (futebol para pessoas com deficiência visual), festival de atletismo, natação, entre outros. A programação segue até o dia 30 de setembro com palestra e debate sobre Acessibilidade e Políticas Públicas, no Centro de Referência do Idoso.

INCLUSÃO
Para o gerente de Políticas para Pessoas com Deficiência, Luiz Soares da Cruz, é importante a participação da população nas atividades. "Neste mês queremos mostrar nossas ações e apontar perspectivas no sentido de superação da exclusão de toda a população e particularmente das pessoas com deficiência", disse.

A Prefeitura aderiu em setembro de 2009 à campanha nacional Acessibilidade: Siga essa Ideia, lançada em julho de 2005. A iniciativa, pioneira no Grande ABC, é uma parceria com a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e o Conade (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência), e tem como objetivo formar rede de conscientização, divulgação e defesa de direitos das pessoas com deficiência, proporcionando a construção de um mundo inclusivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;