Setecidades Titulo Divisa
Entulho acumulado incomoda moradores da Estrada da Servidão

Lixo é jogado em calçada localizada entre Diadema e São Bernardo

Nelson Donato
Especial para o Diário
13/03/2015 | 07:05
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Grande quantidade de entulho e lixo toma conta de calçada na Estrada da Servidão, na divisa de Diadema com São Bernardo. De acordo com moradores do entorno, a coleta não é feita há três meses e o local atrai ratos, baratas e até escorpiões.

O acúmulo de detritos se estende por quase 20 metros e, em alguns trechos, invade a rua, impedindo a circulação de pedestres. Em meio ao lixo são encontrados móveis descartados, carcaças de motos e restos de alvenaria. No muro do terreno em que se situa a calçada tomada pelo lixão, há placa da Prefeitura de São Bernardo que pede para que o descarte de materiais não seja feito naquele local.

O agricultor José Carlos de Almeida, 59 anos, mora em frente ao ponto de descarte irregular e conta que criminosos despejam objetos roubados ali. “Eles(bandidos) roubam motos e largam a carcaça aí.”

Ele conta que já flagrou pessoas jogando lixo no local, mas que ficou com medo de chamar a atenção e sofrer represálias.

De acordo com Almeida, funcionários responsáveis pela coleta de lixo recusam-se a recolher o material da calçada. “Disseram que se limparem, irão sujar novamente, então deixaram como está.”

O aposentado Josuel Rodrigues Teixeira, 55, conta que protocolou pedido para que o entulho seja recolhido junto à Rede Fácil, da Prefeitura de São Bernardo. “Fui até lá, mas o funcionário não me atendeu adequadamente. Desdenhou da minha requisição e disse que eu sou o único munícipe que incomoda os funcionários com esse tipo de pedido.”

Teixeira afirma que o local está infestado por pragas. “Já vi ratos e escorpiões lá. É um risco para quem vive aqui. O descaso das prefeituras está prejudicando a população.”

Procurada, a Prefeitura de Diadema informou que a coleta de entulho na Estrada da Servidão foi realizada há cerca de um mês, e não três, como garantem os moradores. Ainda conforme a administração municipal, será realizada hoje outra limpeza no ponto.

A Prefeitura de São Bernardo também foi questionada sobre sua responsabilidade em relação ao problema e afirmou que o espaço deve ser limpo até quarta-feira, por estar dentro do itinerário de limpeza na região. A administração municipal informou ainda que a Secretaria de Serviços Urbanos monitora atualmente 170 pontos de descarte irregular de lixo no município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;