Setecidades Titulo
S.Caetano incentiva
táxi para deficientes
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
29/04/2011 | 07:16
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano vai incentivar a acessibilidade nos táxis do município. A administração pretende criar ainda neste ano dez vagas para táxis adaptados para o transporte de deficientes físicos. A decisão foi acertada em reunião com os representantes dos 27 pontos de táxi da cidade, realizada terça-feira. Atualmente existem cerca de 200 motoristas cadastrados pelo poder público municipal.

A diretora de Trânsito da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), Cristina Baddini, garante que a Prefeitura não terá gastos com a adaptação, já que o investimento nos automóveis - ou a compra de novos carros - será pago pelos próprios motoristas. Inicialmente, a proposta prevê apenas dez vagas. A diretora admite, no entanto, que se a aceitação for boa, poderá em breve aumentar o número.

Para estimular os motoristas a aderirem à proposta, a administração fará a divulgação do contato dos transportadores em hotéis e locais frequentados por pessoas com mobilidade reduzida.

Baddini informou que o termo de referência para a criação das vagas deve ficar pronto dentro de um mês. "No primeiro momento, as vagas serão oferecidas para os motoristas já cadastrados na Prefeitura. Caso não haja interesse suficiente, abriremos para novos condutores", explicou.

Motoristas ouvidos pelo Diário manifestaram interesse pela nova oportunidade. "É uma boa, porque em São Caetano ainda não existe esse serviço, então os cadeirantes dependem do transporte da Prefeitura. Muita gente já veio me perguntar se eu poderia fazer o transporte, mas infelizmente não pude atendê-los", disse o taxista André Nascimento, 25 anos, que tem ponto na Rua Goytacases, no Centro.

Nascimento salientou que a mudança é vantajosa, já que o carro pode receber todos os passageiros, não apenas os cadeirantes. "Se a Prefeitura me procurar, aceito comprar um veículo com acessibilidade. É um investimento que vale a pena", acrescentou Oswaldo Nogueira dos Santos, cujo ponto fica no bairro Osvaldo Cruz. 

 

Cidade quer preparar motoristas para a Copa 

De olho na Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura de São Caetano planeja aplicar treinamento para que os motoristas de táxi recebam melhor os visitantes. "Muitos turistas virão para São Paulo. A cidade não conseguirá dar conta de toda a demanda, então, muitos virão para as cidades vizinhas. Por isso é importante preparar os taxistas", avaliou Baddini.

Entre os itens a serem ensinados estão aulas de idiomas, boas maneiras e instruções sobre pontos turísticos da região. Ainda não há previsão para início do serviço, já que a Prefeitura está apurando preços cobrados por empresas que possam executar o curso.

Um dos locais estudados pela administração para a aplicação do curso é o Sest (Serviço Social do Transporte)/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Os motoristas não pagarão pelas aulas, já que todo o investimento será feito pela Prefeitura.

"Além disso, é sempre bom que os motoristas passem por uma reciclagem. Muitos dos taxistas de São Caetano já têm muitos anos de trabalho. Então, isso é importante", acrescentou a diretora da Secretaria de Mobilidade Urbana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;