Economia Titulo Prazo
Firma tem até amanhã para entregar informe
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
26/02/2015 | 07:13
Compartilhar notícia


Vence amanhã o prazo para que as empresas entreguem aos seus funcionários o informe de rendimentos pagos durante 2014. Essas informações são fundamentais para realizar a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), pois detalham exatamente os valores recebidos pelo contribuinte e o montante do Imposto de Renda retido na fonte. Na segunda-feira, dia 2, tem início o prazo para a entrega das informações ao Fisco, que se estende até 30 de abril.

Segundo a Receita Federal, “a fonte pagadora que deixar de fornecer aos beneficiários, dentro do prazo fixado pela legislação, ou fornecer, com inexatidão, o comprovante de rendimentos pagos e de Imposto sobre a Renda retido na fonte, ficará sujeita ao pagamento de multa de R$ 41,43 por documento”, ou seja, por funcionário.

O empregado que não tiver acesso ao informe deve questionar a empresa, orienta o consultor tributária da IOB Folhamatic/Sage Antônio Teixeira. “Caso ela não ofereça uma solução, o próximo passo é denunciar ao Fisco”, afirma.

O contribuinte deve incluir na declaração os dados de todos os trabalhos que realizou ao longo do ano passado, inclusive os freelancers. Para não correr o risco de declarar valor diferente do informado pela firma à qual prestou serviço, é importante solicitar o comprovante de pagamentos a cada uma delas.

DIGITAL - Algumas companhias disponibilizam em seus sites os informes de rendimentos, em arquivos eletrônicos, que podem ser importados para a declaração. A facilidade, permitida pela Receita desde o ano passado, ajuda a evitar incoerências que podem levar à malha fina, a exemplo de erros de digitação. Embora qualquer empresa possa repassar os dados de forma digital, é preciso que adeque seu sistema ao layout exigido pelo Fisco.

Outra medida que ajuda na hora de repassar informações é o informe eletrônico dos valores pagos ao plano de saúde. “Assim, o índice de erros é bem menor”, assinala Teixeira.

Quanto aos comprovantes de movimentações bancárias, como o saldo das contas corrente e poupança em 31 de dezembro e os montantes aplicados, transferidos e resgatados em 2014, há dois anos o Leão dispensou a obrigatoriedade de as instituições financeiras enviarem esses dados via Correios aos seus clientes. Dessa forma, é possível levantá-los no site do banco.

APOSENTADOS - O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informa que os bancos pagadores dos benefícios começarão a enviar, a partir de segunda, os comprovantes de rendimento. Receberão o documento apenas os segurados obrigados a declarar o IRPF, ou seja, que receberam acima de R$ 26.816,55 no ano passado. Também é possível acessar o documento também no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br), clicando em ‘Agência Eletrônica’ e ‘Declaração de Imposto de Renda’.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;