Cultura & Lazer Titulo
'Entre as Pernas' começa com erotismo e vira thriller
Do Diário do Grande ABC
16/06/2000 | 15:26
Compartilhar notícia


Uma questao essencial da pós-modernidade está no centro de "Entre as Pernas", o filme do espanhol Manuel Gómez Pereira, em cartaz na cidade a partir desta sexta - o que é falso, o que é verdadeiro? Aliás, o fake é hoje uma preocupaçao permanente. Domina todas as manifestaçoes artísticas - e o cinema, principalmente, no que nao deixa de ser uma conseqüência da crise das ideologias no fim do milênio. O fake substituiu o bom e velho humanismo. É um sinal (uma maldiçao) dos tempos que vivemos.

Há um elemento de surpresa no desfecho de "Entre as Pernas", aquilo que os americanos chamam de twist - o detalhe que muda tudo, os rumos e o próprio enfoque da narrativa. Esse elemento-surpresa passa, é claro, pela revelaçao da verdadeira identidade sexual de uma personagem-chave, mas nao é só isso. No fim do filme embaralham-se os conceitos de culpado e inocente. E o que une o casal que se forma no fim talvez seja mesmo a culpa, sempre tao forte no inconsciente da civilizaçao ocidental.

"Entre as Pernas" começa com a promessa de um filme carregadamente erótico. Victoria Abril e Javier Bardem, dois vulcoes sempre em erupçao, sao viciados em sexo e, como tal, vao parar num serviço de ajuda a dependentes. O espectador, um tanto voyeuristicamente, mal consegue esperar para ver a dupla em açao. Ao erotismo, propriamente dito, superpoe-se o thriller, com suas sugestoes hitchcockianas (o tema do falso culpado). Há uma morte e o marido de Victoria, um inspetor de polícia, tendo a confirmaçao de que a mulher tem outro, suspeita (ou quer suspeitar) de que esse outro seja o culpado.

O amor redime os doentes de sexo, mas o diretor nao desenha um arco-íris de felicidade no desfecho. A consciência do crime, a culpa estao ali rondando. Nao é um filme realmente bom, mas fornece elementos interessantes para quem se dispuser a analisá-lo. "Entre as Pernas" merece ser conferido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;