Setecidades Titulo Folia
Lírios é tricampeã em Santo André
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
19/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Um desfile quase impecável, com perda de apenas 0,5 ponto no quesito mestre-sala e porta-bandeira, garantiu à Lírios de Ouro o tricampeonato do Carnaval em Santo André. A agremiação da Vila Vitória somou 179,5 pontos dos 180 possíveis e confirmou o favoritismo demonstrado na passarela do samba entre as escolas do Grupo Especial, quando levantou a galera ao lembrar das dez maiores marchinhas de todos os tempos.

A segunda colocação entre as escolas do grupo de elite ficou com a Palmares, que teve 177,75 pontos. A agremiação apresentou enredo imponente e que homenageou os orixás na sua volta ao Grupo Especial após cinco anos. O terceiro lugar foi conquistado pela Tradição de Ouro, que obteve 177,5 pontos dos jurados pela apresentação sobre o mundo infantil, cujos gastos somaram R$ 85 mil.

Para o presidente da Lírios de Ouro, Emerson Aparecido Cecatto, o resultado já era esperado, tendo em vista o esforço da comunidade para se superar em relação ao último ano. “É uma sensação indescritível de trabalho benfeito e agora é continuar forte para o próximo ano”, comemora. Segundo ele, a agremiação planeja ampliar seu trabalho social – atualmente desenvolve atividades de futebol e para a terceira idade. “Estamos com projetos e em breve vamos anunciar”, promete.

Com investimento mais baixo em relação às coirmãs (R$ 55 mil) para trabalhar enredo que homenageou os trabalhadores, a São Jorge ficou na última colocação da elite – 173,5 pontos – e desfilará no Grupo B no próximo ano.

Já a Leões do Vale fará caminho inverso e se apresentará entre as agremiações do Grupo Especial em 2016, após conquistar o campeonato do Grupo B – somou 175 pontos. Na visão do presidente, Antonio Claudio dos Reis, a vitória se deve à escolha do tema. “Foi um enredo bem pensado. Carnaval tem que ser colorido e falar de criança é isso”, destaca, ao se referir à apresentação sobre o universo infantil.

O presidente da Uesa (União das Escolas de Samba de Santo André), João Turibio, considera que este foi um dos melhores Carnavais da cidade, tendo em vista o envolvimento das agremiações e o apoio da Prefeitura. “Agora vamos começar a pensar 2016 para que a gente possa crescer ainda mais”, garante.

A primeira reunião entre a Uesa e a administração está agendada para o próximo mês. Um dos temas que serão tratados é a necessidade de se pensar em melhorias para a Avenida Firestone, no bairro Casa Branca, tendo em vista a capacidade pequena em relação à demanda dos desfiles.

Uma das alternativas aventadas pelo secretário de Cultura, Tiago Nogueira (PT), é a remoção do canteiro central da Firestone, o que transformaria o espaço em via expressa durante a semana e centro de eventos quando necessário. “Por enquanto é apenas uma ideia que surgiu em janeiro e precisa ser estudada”, destaca.

O secretário afirma ainda que fará seminário nas próximas semanas junto com a Uesa e as escolas de samba para avaliar a Folia deste ano e pensar 2016. “Ficou evidente que o Carnaval de Santo André é o melhor da região, sem desrespeitar as demais cidades, mas pela organização das escolas e parceria. Agora vamos pensar em realizar eventos fora de época porque a cidade tem peso para isso.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;