Setecidades Titulo
Polícia de S.Bernardo apreende pássaros silvestres
Mário César de Mauro
Do Diário do Grande ABC
21/04/2002 | 20:30
Compartilhar notícia


Trinta pássaros silvestres do tipo canário-da-terra, um pássaro-preto e um azulão foram apreendidos pela polícia às 11h30 deste domingo na garagem de uma casa numa viela da rua João do Barro, no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo. Nove pessoas foram detidas no local, entre elas o dono do imóvel, o açougueiro Severino Manoel do Prado, 52 anos. As aves estavam acondicionadas em estojos encaixados em oito maletas, cada uma delas com quatro pássaros e de propriedade dos detidos. Além das aves, os policiais encontraram duas gaiolas preparadas para rinhas.

Segundo investigadores do 3º DP de São Bernardo, Prado promovia os encontros desde janeiro. “Colocavam os pássaros frente a frente para as rinhas. Mas o crime não ficou caracterizado porque os pássaros estavam nos estojos quando chegamos”, disse um investigador.

O açougueiro admite a prática. “A rinha era uma tática para induzir o canto dos passarinhos, mas nunca para machucá-los”, disse. O delegado plantonista Maurício Gonçalves elaborou um termo circunstanciado e liberou os detidos.

Policiais ambientais estiveram na delegacia e aplicaram multas de pouco mais de R$ 1,2 mil para cada detido por guardar e manter em cativeiro animais silvestres. Os pássaros foram levados para a Escola de Ecologia de São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;