Política Titulo Prefeito
Luiz Marinho segue com nota 5,6 da população de São Bernardo

Volume de aprovação cai de 45,4% para 40,2% e número de críticos ao governo fica estável

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
01/02/2015 | 07:32
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Eleitores de São Bernardo mantiveram nota 5,6 ao prefeito Luiz Marinho (PT), conferida ao petista na primeira quinzena de setembro de 2014. É o que indica nova rodada de estudo do DGABC Pesquisas, encomendado pelo Diário.

Desta vez, munícipes reduziram o percentual de aprovação ao segundo mandato em São Bernardo do ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social. No ano passado, 45,4% classificavam como bom ou ótimo o trabalho do prefeito. Agora são 40,2%.

O índice de quem reprova a gestão ficou praticamente estável, saindo de 27,2% de ruim ou péssimo para 27% – 15,7% ruim e 11,3% de péssimo. Cresceu a quantidade de pessoas que consideram regular o mandato de Marinho. Pulou de 24,7% para 31,1%.

A estagnação pode ser interpretada pelo fato de a administração petista não apresentar novidades nos últimos quatro meses. Ainda há obras paradas – como o Museu do Trabalho e do Trabalhador e creches Ferrazópolis 1 e 2 – ou em ritmo moroso – caso do piscinão do Paço.

Plataformas de governo, mas que ainda não trouxeram melhorias à cidade, são apontadas pelos munícipes como setores mais críticos do trabalho na Prefeitura.

O trânsito teve a pior nota concedida – 4,7. Marinho prometeu construir 12 corredores de ônibus. As obras estão longe de serem concluídas.

Também são criticados a gerência de hospitais municipais, ações para geração de empregos e o transporte coletivo, todos com nota 4,9. Atendimentos em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) conquistou nota 5. A varrição de ruas foi a melhor avaliada: 6,6.

Embora tenha reduzido índice de aprovação, 40,3% dos entrevistados pelo DGABC Pesquisas acreditam que o governo vai melhorar até 2016, quando Marinho termina sua função no Paço. Outros 27,2% acham que a gestão continuará como está e 26,7% esperam piora do mandato.

Internamente, o núcleo duro da Prefeitura admite que poucas obras vão avançar até dezembro de 2016 e, por isso, vai antecipar o nome do candidato do PT que tentará suceder Marinho – o secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, o deputado estadual eleito Luiz Fernando Teixeira e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, estão no páreo.

O eleitorado que votou em Alex Manente (PPS), principal rival de Marinho em 2012, concedeu nota 4,7 ao petista. O resultado foi melhor que o registrado em setembro de 2014, quando apoiadores do popular-socialista creditaram nota 4,4 ao prefeito. Quem votou em Marinho classifica com nota 6,5 o governo.

Ao todo, 400 pessoas foram entrevistadas, na quarta-feira. A margem de erro é de 5 pontos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;