Cultura & Lazer Titulo
Barbatuques encerra turnê com shows infantis
Natane Tamasauskas
Especial para o Diário
29/07/2006 | 08:54
Compartilhar notícia


Uma mistura indescritível de sons. A proposta do Barbatuques é tirar ritmos do próprio corpo, transformando-os em música. E não em qualquer música. O resultado é um conjunto de sensações sonoras que surpreende e desperta a vontade de entrar na brincadeira.

O grupo apresenta os últimos shows do primeiro CD, Corpo do Som, neste sábado e neste domingo, às 16h, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. E, desta vez, com uma programação especial dedicada às crianças.

Fernando Barba criou o conjunto em 1996 com alunos e parceiros de um projeto realizado desde 1988. Na época, o músico cursava Música Popular na Unicamp e foi incentivado a levar sua mania de batucar no próprio corpo a sério. Após anos de pesquisa e parcerias musicais, criou uma oficina para ensinar o estilo, a base para a formação do grupo.

Os últimos shows serão realizados a pedido do público. “Já tínhamos encerrado a turnê, mas a garotada pediu mais”, diz Barba.

Segundo o idealizador, a apresentação para os pequenos nasceu sem planejamento. “As crianças foram surgindo nos shows. Existe uma identificação com a brincadeira e elas se divertem, entram na sintonia”. O resultado é uma mistura de público: de um lado, as crianças encantadas, de outro, os adultos que encontram a irreverência esquecida.

O Barbatuques ganhou o Prêmio TIM de Música 2006, como Melhor Grupo de MPB, nesta semana, no Rio. Em outubro, o conjunto faz turnê do novo CD, O Seguinte É Esse. (Supervisão de Melina Dias)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;