Setecidades Titulo
Diadema diz que blitze e lei seca diminuíram índices de violência
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
03/08/2004 | 22:55
Compartilhar notícia


  Blitze, operações de bloqueios especiais e lei seca são apontados pelas Polícias Civil e Militar de Diadema como fatores determinantes para a queda na criminalidade da cidade no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2003. A lei seca foi implementada em julho de 2002 e determina o fechamento dos bares das 23h às 6h.

Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, Diadema teve redução de 20% em homicídios dolosos (com intenção); 27,09% em furto;, 18,86% em roubos; 19,24% em furtos de veículo e 40,43% em roubos de veículo. No Grande ABC, além de Diadema, apenas Rio Grande da Serra teve índices de redução negativos em todos os crimes computados.

“Desde o início do ano, passamos a intensificar o patrulhamento ostensivo e realizar operações especiais, como a Centopéia, para deter suspeitos em motocicletas, e a Quadrilátero, que é uma blitz com motoristas de carros”, afirmou o comandante interino do 24º Batalhão, major Paulo Roberto Cicereli, responsável pelo policiamento de Diadema.

A operação Centopéia é realizada de segunda a sexta-feira, geralmente à tarde, em bairros considerados de maior violência da cidade, como o Jardim Campanário e bairros Eldorado e Serraria. São apreendidas, em média, oito motos por bloqueio.

“Muitas ações criminosas são realizadas com o apoio de motocicletas. Além de revistarmos possíveis suspeitos e identificarmos bandidos procurados pela polícia, a presença policial nas ruas inibe outros marginais”, ressalta Cicereli.

A operação Quadrilátero é feita em fins de semana em diversos bairros periféricos de Diadema. Outra ação da PM ocorre em dias de pagamento de salários e benefícios, nos quais policiais passaram a patrulhar com maior intensidade ruas e avenidas com bancos, tentando evitar assaltos.

Algumas ações da PM são planejadas em parceria com a Polícia Civil, como destaca o delegado-assistente da Delegacia Seccional de Diadema, Mitiaki Yamamoto. “Houve um empenho maior das duas polícias para ações conjuntas e atuação em áreas mais violentas detectadas pelos nossos serviços de inteligência.”

Desde o dia 22 de julho, a Prefeitura de Diadema é a única na região a ter acesso ao Infocrim (Sistema de Informatização contra o Crime), que permite o mapeamento criminal na cidade, norteando ações preventivas. A cidade também é pioneira na instalação de posto para entrega de armas na cam panha para desarmamento.

No conjunto das sete cidades do Grande ABC, o único crime que apresentou alta foi o de roubo (5,67%). O mesmo crime, no entanto, teve evolução negativa na soma do Estado (- 2,53%) e na capital isoladamente ( - 2,50%) . Já em Campinas, por exemplo, o índice de roubos também subiu (5,19%), mesmo assim, menos que no ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;