Cultura & Lazer Titulo
Poema inspira balé no Sesc Ipiranga
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
11/11/2002 | 18:34
Compartilhar notícia


Fernando Machado e Vanessa Macedo, integrantes da Cia. de Danças de Diadema, exibem nesta terça, no Sesc Ipiranga, sua primeira criação independente. A coreografia, intitulada Reticência, integra o espetáculo Linhas Contemporâneas, do projeto Outras Danças, que inclui ainda Deus Lhe Pague, de bailarinos do Balé da Cidade e Maria/ João, criada para a P.U.L.T.S. Teatro. O evento começa às 21h e tem entrada franca.   

De acordo com Vanessa Macedo, a idéia de montar a coreografia surgiu da necessidade de expandir seu campo de atuação. Assim, Vanessa e Machado criaram, dirigiram e produziram Reticência, um balé com 25 minutos de duração cuja inspiração foi o poema Retrato, de Cecília Meireles.   

“Esse poema fala sobre uma pessoa que se vê diante do espelho e que reflete sobre a vida. Acho que todo mundo passa por esse tipo de questionamento”, afirma Vanessa.   

No caso de Reticência, essa reflexão é levada a extremos. O início de tudo é o isolamento. Depois, ocorre o encontro dos dois “personagens” e os vários momentos que cada um vive. Por fim, vem a reflexão, que de tão profunda e intensa, culmina na loucura.   

O tempo todo há, no fundo do palco, três bolas que simbolizam as reticências e que mudam de cor conforme a cena. O mesmo símbolo é colocado no chão. Segundo Vanessa, a idéia é mostrar que para essa questão não há um fim, nem uma conclusão apresentada pelo espetáculo. O objetivo é fazer o público refletir. Após os espetáculos, haverá um bate-papo entre bailarinos e público, sobre o processo de criação. n   Linhas Contemporâneas – Espetáculo de dança com as coreografias Reticência, Deus lhe Pague e Maria/João. Nesta terça, às 21h. No Sesc Ipiranga – r. Bom Pastor, 822, São Paulo. Tel.: 3340-2000. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;