Esportes Titulo
Blatter: é preciso calma para discutir Copa 'bienal'
Do Diário do Grande ABC
05/01/1999 | 17:16
Compartilhar notícia


O presidente da Federaçao Internacional de Futebol (FIFA), o suíço Joseph Blatter, nao se mostrou preocupado nem otimista em relaçao ao projeto de organizar uma Copa Mundial a cada dois anos a partir de 2008. Em entrevista nesta terça ele anunciou, com serenidade, que seu projeto é sério; mas para concretizá-lo é indispensável, também, prever uma harmonizaçao do calendário internacional.  

Pergunta - Foi voluntária sua declaraçao de 1 de janeiro?
Blatter - Sim. Foi espontânea. No entanto, jamais pensei que teria tanta repercussao. Nao nos damos conta da importância do futebol. É tao popular! Nao é simplesmente uma idéia despropositada. É uma boa idéia. Agora, é preciso ver se é realizável. Será racional e lógica a partir do momento que consigamos uma harmonizaçao do calendário internacional. Isto começará dia 15 de janeiro na sede da FIFA, em Zurique. Nesse dia haverá uma convocaçao dos secretários gerais das diferentes confederaçoes. Antes, quando eu era secretário geral da FIFA, nao contava com apoio suficiente para levá-la a cabo. Hoje, sim. É uma questao de responsabilidade no mundo do futebol.   

Pergunta - Quando teremos uma resposta definitiva em relaçao a este projeto? 
Blatter - É evidente que dia 15 de janeiro, a FIFA nao terá respostas definitivas. Simplesmente, os secretários das Confederaçoes terao deveres a cumprir e prestar contas ao comitê executivo nas reunioes que serao realizadas dias 11 e 12 de março em Zurique. Uma coisa deve ficar clara: nao haverá a mínima mudança antes de 2004. As agendas de algumas confederaçoes já estao completas até o ano 2004. Entao, até lá, nao mudaremos o calendário. O novo será aplicado a partir de 2005 e como durante o intervalo conheceremos o nome do país organizador do Mundial de 2006, a periodicidade nao poderá começar antes de 2008. De todas as formas, poderemos 'checar os ânimos' em relaçao ao projeto durante o congresso extraordinário que será realizado em Los Angeles dia 9 de julho próximo e durante o congresso ordinário do ano 2000.    

Pergunta - O senhor vai responder às críticas do presidente da UEFA, o sueco Lennart Johannsson? 
Blatter - Nao. Pela simples razao de que falei com o presidente Johannsson ontem (segunda) à noite e lhe expliquei o que acabo de dizer. Ele me assegurou que a idéia merece ser estudada.     

Pergunta - O que o senhor pensa sobre as idéias de seu predecessor, o brasileiro Joao Havelange?
Blatter - A resposta é difícil, uma vez que Havelange pertence a outra escola.

Pergunta - E sobre a questao dos árbitros?
Blatter - Nao me canso de dizer: os árbitros devem ser profissionais nas ligas profissionais. Um árbitro sozinho nao pode controlar e seguir todas as peripécias de uma partida. Quero que os assistentes tenham mais poder e responsabilidade. Este assunto já está sendo discutido. O que está claro é que o árbitro central nao pode estar em dois locais ao mesmo tempo.     

Pergunta - O senhor recebe na quarta o Comitê Olímpico Internacional em Zurique. É um acontecimento histórico, nao é?
Blatter - Sim. O presidente do Olimpo desce ao reino dos mortais. Mas, para falar sério, vamos falar da questao do doping. Ora, a lista da FIFA durante a Copa do Mundo é mais severa que a do COI! Na FIFA acrescentamos a substância nandrolona. Queremos lutar contra o doping. Deve existir uniformidade entre as puniçoes da FIFA e as do COI. No entanto, em relaçao à periodicidade das próximas Copas do Mundo a partir de 2008, o futebol olímpico nao será afetado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;