Cultura & Lazer Titulo
Peça traz visão otimista sobre relacionamento de casais
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
11/09/2003 | 20:10
Compartilhar notícia


Uma visão positiva sobre o relacionamento entre casais. Tudo de Mim, de Emilio Boechat e Petrônio Gontijo, faz minitemporada, nesta sexta-feira a domingo, no Teatro Municipal de Santo André. Dirigidos por Abílio Tavares, Gontijo e Bianca Rinaldi vivem em casal em crise.

“Falamos sobre a questão da sinceridade nas relações, o que todos procuram, mas poucos realizam, já que isso fica mais no discurso que na prática. Conheço casais que esquecem as coisas boas e se separam por muito pouco sem buscar o motivo do problema”, afirma Boechat.

“(Os personagens) Juliano e Marcela se gostam, mas têm dificuldade de expressar isso devido ao medo da entrega ao relacionamento. Tentam dar um passo além do previsível e fazer uma espécie de acordo de sinceridade, mas metem os pés pelas mãos. A situação fica engraçada, colocamos o ridículo em cena”, diz Gontijo. Superar o marasmo é o desafio.

O espetáculo conta como os dois se conheceram. Juliano trabalha no departamento de marketing de uma empresa e está insatisfeito com sua carreira profissional. “Ele está deprimido, não curte os métodos de trabalho e sonha ser cozinheiro”, afirma Gontijo.

Recém-chegada de Londres, onde fez um curso de moda, Marcela se hospeda na casa dele. “Ela vem com todo o fogo do mundo, quer se colocar no mercado de trabalho”, diz Gontijo. Vivendo situações opostas, os dois se apaixonam. Pouco a pouco, a relação se desgasta. Ambos já se separaram algumas vezes. Segundo ele, a peça não se posiciona a favor da união eterna nem da separação: “Fala da busca pela harmonia pessoal. É um espetáculo otimista”.

O título da montagem se refere ao ato de doar-se ao outro. “Tudo de Mim aborda a coragem de se mostrar não apenas no que se tem de maravilhoso, mas no que se tem de problemático também. Tiramos o nome da peça de uma música cantada por Billie Holliday, All of Me (“Tudo de Mim”), na qual ela fala que se você levou a melhor parte, porque não leva o resto?”, diz Gontijo.

A interpretação segue os moldes naturalistas. O cenário se modifica durante o espetáculo. Marcela e Juliano começam uma reforma no apartamento, metáfora para a vida deles. “A obra pode virar uma construção ou uma ruína, depende do público”, afirma Gontijo.

Tudo de Mim – Teatro. De Emilio Boechat e Petrônio Gontijo. Direção de Abílio Tavares. Com Bianca Rinaldi e Petrônio Gontijo. Sexta-feira e sábado, às 21h, e domingo, às 18h. No Municipal de Santo André – Paço Municipal, s/nº, Santo André. Tel.: 4433-0789. Ingr.: R$ 15 a R$ 30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;