Setecidades Titulo
Instituto Braudel anuncia fim do convênio com Diadema
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
28/04/2004 | 22:07
Compartilhar notícia


Agora é definitivo: o Instituto Fernand Braudel rompeu o convênio que mantinha há quatro anos com a Prefeitura de Diadema. O anúncio foi feito no fim da manhã desta quarta pelo diretor-executivo da instituição, o norte-americano Norman Gall, durante a primeira edição do Seminário Sobre Violência e Segurança Pública, realizado no município. A essa parceria era atribuída a queda nos índices de criminalidade em Diadema nos últimos anos. No comparativo entre 2003 e 2002, a redução foi de exatos 38%.

Nem Braudel, nem Prefeitura, revelaram o real motivo do rompimento. Certo é que a relação estava estremecida desde meados do segundo semestre do ano passado. Na época, o pivô da discórdia foi a forma de pagamento pelos serviços prestados pelo instituto. Para o Braudel, os R$ 10 mil mensais aos quais a instituição tinha direito deveriam ser quitados a cada três meses, em uma única parcela. A Prefeitura rebateu, dizendo que era inviável fazer o pagamento antecipado.

Segundo a Secretária de Defesa Social de Diadema, Regina Miki, com base nesse acordo, duas parcelas foram pagas ao instituto pela administração, referentes a setembro e outubro do ano passado. “Até agora, nos apresentaram relatórios referentes a esses dois meses. Por isso, entendo que nós não temos qualquer dívida pendente”, afirmou Regina. Informados sobre o posicionamento do município, representantes do instituto não confirmaram a existência da suposta dívida, que pode girar em torno de R$ 60 mil.

O rompimento, segundo as duas partes, não coloca um ponto final no trabalho de redução dos índices de criminalidade em Diadema. A maior prova disso é o fato de que não serão interrompidos os encontros mensais do Fórum de Violência e Segurança Pública, realizado mensalmente na Câmara da cidade. Paralelo a isso, a Secretaria de Defesa Social de Diadema também manterá o mapeamento dos indicadores de violência no município, que relaciona o tipo de ocorrência ao endereço onde ela se desenrolou.

“Percebemos que a cidade está madura o suficiente para dar continuidade ao trabalho que começamos a desenvolver em conjunto”, concluiu o pesquisador Nílson de Oliveira, um dos porta-vozes do Fernand Braudel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;