Setecidades Titulo
Atraso em obra de ponte leva morador a protestar
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
31/03/2004 | 21:37
Compartilhar notícia


Uma manifestação está marcada para esta quinta, às 10h, no local onde caiu há um ano e seis meses a ponte que ligava a avenida Guido Aliberti, em São Caetano, à rua dos Barbinos, em São Paulo. O custo da reconstrução do pontilhão, que passa sobre o ribeirão dos Meninos e se encontra em área de divisa, será dividido em partes iguais pelas prefeituras de São Caetano e de São Paulo, e pelo governo do Estado.

No entanto, desde o fim de fevereiro o processo se encontra parado no Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Ricardo Daruiz Borsari, superintendente do órgão do Estado, disse nesta quarta que “até o fim desta semana o governador (Geraldo Alckmin) deve autorizar a assinatura do convênio”, que será celebrado entre as três partes “até quarta-feira da semana que vem”.

A ponte se rompeu em 20 de outubro de 2002, após enchente que atingiu todo o Grande ABC. Uma passarela foi montada no local pela Prefeitura de São Paulo para o trânsito de pedestres. De lá para cá, os motoristas e os moradores têm de se deslocar cinco quilômetros, no mínimo, para chegar ao outro lado.

“A manifestação é para mostrar o descontentamento com o poder público”, afirmou Fausto Moreira de Almeida, que integra a Comissão de Moradores e dos Bairros Vizinhos.

Almeida também é síndico do Residencial São Caetano, localizado no Jardim Patente, em São Paulo, que reúne 1.216 famílias e cerca de cinco mil pessoas atingidas diretamente pela falta da ponte.

Da parte de São Paulo, outros moradores prejudicados são os do Jardim Independente, vilas Cristália e Arapuã, bairro São João Clímaco e parte do Heliópolis. Do lado de São Caetano, os residentes nos bairros Cerâmica e Santo Antônio são os principais atingidos.

A Prefeitura de São Paulo foi a última a entregar o que faltava para o processo ao Estado, no dia 13 de fevereiro, inclusive a nota de empenho que libera R$ 330 mil – parte que caberá à administração na obra, orçada em R$ 990 mil.

São Caetano fez o mesmo no dia 23 de janeiro. “Estamos aguardando o Estado nos chamar para assinarmos o convênio”, afirmou Júlio Marcucci Sobrinho, responsável pela Diretoria de Urbanismo, Obras, Habitação e Meio Ambiente de São Caetano. A licitação para escolha da empresa que irá executar a obra será feita por São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;