Setecidades Titulo
Estrada dos Alvarenga é
martírio para motoristas
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/01/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


 

Caminho alternativo ou rota de fuga de vias congestionadas para quem vai de São Bernardo a Diadema ou São Paulo, a Estrada dos Alvarenga se tranforma em verdadeiro martírio para os motoristas, sobretudo em trecho na parte de São Bernardo. Buracos, falta de sinalização e baixa visibilidade devido ao mato alto e curvas fechadas fazem da travessia uma aventura perigosa. Um trecho de dois quilômetros não é asfaltado, o que dificulta ainda mais o percurso.

A via começa na Praça Giovani Breda, no Bairro Assunção, em São Bernardo, e chega no Eldorado, em Diadema. Ao cruzar a divisa, a estrada passa a se chamar Pedreira Alvarenga. Mais adiante, o corredor chega à Zona Sul de São Paulo; na região, o trajeto total é de 16 quilômetros.

Em São Bernardo, o trecho mais problemático começa na altura do número 7.500, em frente à Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Arlindo Miguel Teixeira. Além de buracos, o motorista enfrenta terra e pedras espalhadas pelo caminho. Em frente à escola não há faixa de pedestre ou semáforos, o que tornam perigosos os horários de entrada e saída de estudantes. Também não há placas indicando o limite de velocidade nas proximidades da escola.

Seguindo em frente, sentido Diadema, o asfalto começa a se tornar cada vez mais falho e raro. Também aumentam a frequência - e os tamanhos - dos buracos. O trecho possui curvas fechadas, cuja visibilidade é atrapalhada pelas árvores ao longo da pista. Não há placas indicando curvas e declives. É como se o motorista dirigisse no escuro.

A partir do número 9.500, a via se torna uma estrada de terra. É preciso ficar atento, pois os degraus muitas vezes obrigam o motorista a desviar pela contramão. O ponto também requer atenção especial dos pedestres, já que não há calçadas, e estes são obrigados a dividir a estrada com os veículos.

A analista de atendimento Maria Aparecida Chaves, 37 anos, diz que é comum ver acidentes, principalmente nos fins de semana. "O povo vem aqui para ficar na represa, não conhece a estrada e acaba batendo", conta. Ela avalia que a via deveria ter lombadas, principalmente antes das curvas. "Tem muita criança aqui. Elas ficam correndo pela rua. É muito perigoso."

 

PROMESSAS

Em nota, as prefeituras dos dois municípios prometeram obras de melhorias. "A Prefeitura de São Bernardo informa que será realizada a duplicação da Estrada dos Alvarenga do trecho da Praça Giovanni Breda até a Imigrantes. Já a pavimentação da via será realizada no trecho da Rodovia dos Imigrantes até a divisa com Diadema", ressalta a administração, que não deu data para iniciar o projeto.

Já Diadema informou que a situação piorou por conta das chuvas, e que a estrada é atendida pelo programa Tapa Buracos.

 

Promessas de melhorias começaram em 2003

 

A Prefeitura de São Bernardo promete melhorias para a Estrada dos Alvarenga desde 2003, ano em que William Dib (hoje no PSBD) era o prefeito. Naquele momento, o então secretário de Obras e hoje vereador, Otávio Manente anunciou que faria duplicação em 1,4 quilômetro da via, entre os bairros Assunção e Orquídeas, e dois quilômetros no trecho entre o Poney Club e o Parque das Garças. Manente havia prometido também que iria asfaltar os outros trechos da pista.

O fato de a estrada estar localizada em área de proteção de mananciais tem dificultado a realização das obras. Na época, as intervenções sofreram embargo por parte da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).

Em 2005, após o Diário noticiar novamente os problemas na estrada, a Emae afirmou que não havia embargado as obras. Segundo a empresa, a Prefeitura não havia apresentado relatório com os estudos sobre os impactos ambientais causados pelas modificações previstas.

Moradores da região se queixam da falta de ações do poder público em relação à via. Para a estudante Keiliane da Silva, 17 anos, os "políticos se esquecem" da estrada após conseguirem votos. "Nos períodos de campanha eleitoral, todos eles vêm aqui prometer, falam que vão trazer asfalto, que vão dar mais segurança para a comunidade daqui. No entanto, depois que são eleitos, nunca mais pisam aqui", protesta a moradora de São Bernardo.

Segundo uma moradora que não quis divulgar o nome, outro problema é o entulho depositado nos arredores. "Muitas construtoras vêm aqui depositar o lixo e vão embora. Depois, a Prefeitura aparece e fala que somos nós, os pobres, que poluímos o meio ambiente."

A equipe do Diário constatou a presença de lixo principalmente nas ruas que cruzam a estrada. Até veículos abandonados foram encontrados.

 

 

Buracos prejudicam manutenção de automóveis

 

 

A má qualidade do solo na Estrada dos Alvarenga é vilã para a conservação dos veículos que trafegam pelo local. Pneus, amortecedores e suspensões são os componentes mais prejudicados, por conta do impacto provocado pelos buracos.

O mecânico de caminhões Manoel Ferreira Chaves, 41 anos, conta que é grande a procura pelos serviços de manutenção – mesmo por motoristas de carros de passeio. “Quebram muitos carros aqui, e aí o pessoal vem pedir ajuda. Mesmo não sendo mecânico de automóveis, acabo dando uma força.”

Outro problema comum, principalmente após dias chuvosos, são os atolamentos. “Já vi ônibus e caminhões parados aqui, sem conseguir passar por causa do barro”, conta o serralheiro Genivaldo Silva, 43.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;