Cultura & Lazer Titulo
'Watchmen' dita novos rumos para adaptar quadrinhos ao cinema
Carla Navarrete
Do Diário OnLine
06/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia




Se você nunca leu a HQ de "Watchmen", provavelmente não está entendendo a recente comoção em torno do lançamento do filme, que estreia nesta sexta-feira nos cinemas de São Paulo e da região. Mas quem é fã com certeza vai abrir espaço na agenda nos próximos dias para conferir essa versão para as telas dirigida por Zack Snyder, o mesmo de "300".

Confira o trailer
Veja galeria de fotos

Entre os conhecedores da ‘graphic novel' (quadrinhos para adultos) de Alan Moore e Dave Gibbons que já assistiram o filme, os comentários têm sido unânimes: Snyder atingiu a perfeição em termos de adaptação cinematográfica, ao se manter o mais fiel o possível à HQ que o inspirou. Mesmo uma mudança no final da história foi considerada como sendo de acordo com a obra.

Já para quem nunca ouviu falar em "Watchmen", tanta fidelidade faz com que o filme pareça por vezes extenso demais. Durante quase três horas, o diretor explica minuciosamente a complexa trama e a história de cada personagem principal. Por causa disso, há previsões de um possível fracasso à vista nas bilheterias. De qualquer maneira, o longa indica uma nova direção para longas baseados em quadrinhos de super-heróis.

O cenário da história é a Nova York de 1985, com algumas mudanças cruciais. Os Estados Unidos venceram no Vietnã e Richard Nixon já está em seu terceiro mandato. Diante disso, a Guerra Fria continua mais viva do que nunca, e um relógio do Juízo Final anuncia a iminência de um conflito nuclear com a Rússia que vai destruir o mundo.

Nesse contexto, os super-heróis são homens e mulheres normais, com todas as falhas morais suscetíveis a qualquer ser humano, mas que combatem o crime usando fantasias. Acusados de abuso de poder, foram obrigados a renunciar e agora vivem como pessoas comuns. A única exceção é o Dr. Manhattan (Billy Crudup), um físico nuclear que, após um caso clássico de acidente em seu laboratório, obteve a capacidade de controlar a matéria e de sentir passado, presente e futuro como um só tempo.

Em meio a isso, o ex-super-herói Rorschach (Jackie Earle Haley) decide investigar o assassinato do Comediante (Jeffrey Dean Morgan), um colega das antigas. Para ajudá-lo, ele procura outros amigos aposentados, como o Coruja II (Patrick Wilson) e a Espectra II (Malin Akerman), sucessores dos primeiros que vestiram suas capas. A trama ainda inclui Ozymandias (Matthew Goode) ex-vigilante mascarado que revelou sua identidade para o mundo e fez fortuna como empresário.

Em uma trama bastante complexa, Rorschach vai descobrindo uma conspiração que envolve tanto super-heróis quanto reles humanos. Ao final de sua jornada, ele terá uma revelação perturbadora.

HQ - Aproveitando a estreia nos cinemas, a editora Panini lança nesta sexta-feira a edição definitiva de "Watchmen". Nas livrarias, a ‘graphic novel' chega em formato capa-dura, com 456 páginas, saindo por R$ 120.

A edição vem recheada de extras, incluindo prontuário médico de uma das personagens, recortes de páginas de jornal e capítulo de um livro fictício.

Já as bancas oferecerão duas edições brochura, com 208 páginas. Cada uma custará R$ 28,90.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;