Setecidades Titulo
Bairro de São Bernardo comemora integração com a polícia
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
15/09/2002 | 20:19
Compartilhar notícia


  A Base Comunitária de Segurança do bairro Jordanópolis, de São Bernardo, que atende à área territorial de 2,30 km² e uma população de 17 mil pessoas, conseguiu estreitar o relacionamento entre a Polícia Militar e a comunidade local em seus três anos de funcionamento, comemorados neste domingo.

Dentro da filosofia, a Polícia Comunitária é a polícia cidadã, que defende direitos e orienta a comunidade. “Em uma ação integrada entre o policial comunitário e a população, conseguimos baixar os índices de criminalidade local”, afirmou o sargento José da Costa Luz, que desde abril comanda a base, também responsável pelo bairro Alvinópolis, na mesma cidade.

Costa Luz apresentou, segundo dados da Seccional de Polícia de São Bernardo, uma redução no número de veículos roubados e furtados no bairro. Em abril foram 25, contra três no mês passado. No mesmo período, os policiais fizeram sete prisões em flagrante. Em uma delas, o ladrão preso era o responsável pela maioria dos roubos ocorridos no Jordanópolis. “Chegamos a um desmanche no bairro Eldorado, em Diadema, onde encontramos dois carros roubados.” Só um homicídio foi cometido em junho.

Além dos números, a base funciona como um ponto de referência para a população, de acordo com o tenente-coronel José Carlos Rodrigues da Silva, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, responsável pelo policiamento em São Bernardo e São Caetano. A cidade possui oito bases de segurança, que também desenvolvem atividades sociais e beneficentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;