Cultura & Lazer Titulo
Internautas são presos por fraudar leilão no eBay
Do Diário OnLine
08/02/2002 | 17:55
Compartilhar notícia


Três pessoas foram presas na quarta-feira, nos Estados Unidos, acusadas por um esquema de fraude que estavam realizando no portal de leilões eBay. Segundo um promotor federal, elas montaram um sistema para aumentar o preço de venda de centenas de peças de uma coleção René Lalique que estavam sendo leiloadas no site.

Os acusados são John Danis, de 43 anos, um colecionador das obras de Lalique e consultor da publicação "Schroeder's Antique Price Guide", sua irmã Diane Grismore, 40, e David Weinstein, 43, um negociante de artes de Manhattan especializado em trabalhos em vidro.

Segundo a acusação, eles davam vários lances consecutivos para obras de Lalique, realizados por John Davis no eBay, e assim aumentavam o preço inicial da peça, de forma que elas eram vendidas por um preço superfaturado a um comprador de verdade.

A denúncia foi registrada no tribunal federal de Manhattan. O esquema de lances teria ocorrido de setembro de 1999 até janeiro deste ano. Calcula-se que o total de lances tenha sido de US$ 1,3 milhão, incluindo pelas que foram vendidas por mais de US$ 15 mil no eBay. Se forem condenados, os fraudadores podem pegar até cinco anos de prisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;