Cultura & Lazer Titulo
Filarmônica de São Caetano no Festival de Inverno de Campos do Jordão
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
05/07/2003 | 17:49
Compartilhar notícia


A Orquestra Filarmônica de São Caetano escreve neste domingo um importante capítulo da sua história. A partir das 14h30, sob regência do titular Antonio Carlos Neves Pinto, o grupo faz sua estréia no Festival de Inverno de Campos do Jordão, o mais prestigiado do gênero na América Latina. O concerto será realizado na Praça do Capivari, com entrada franca.

O clima entre os integrantes da orquestra é de muito otimismo. De acordo com o maestro Neves, alguns músicos já encararam responsabilidade semelhante na cidade serrana; outros estarão lá pela primeira vez.

Ele, que vê nesse concerto uma boa oportunidade de mostrar o talento da Filarmônica, escolheu criteriosamente o programa que, segundo a Secretaria de Estado da Cultura, deveria ter conteúdo "popular".

"Um repertório só de 'alto' (vibrante) é coisa de circo. Quis levar obras de arte para o Festival de Campos do Jordão e acho que esse programa é digno de um festival internacional", diz Neves.

O concerto começa com Abertura do Festival Acadêmico, Op 80, de Johannes Brahms (1833-1897), com a qual Neves pretende homenagear o compositor (pelos 170 anos de nascimento) e o maestro Eleazar de Carvalho (1912-1996), idealizador do Festival. A execução também serve como agradecimento pessoal do regente, pelo conhecimento adquirido como bolsista em quatro edições desse evento.

A segunda peça é O Lago dos Cisnes, de Piotr Ilyitch Tchaikovski (1840-1893). "É um balé famoso e sua execução requer habilidade", afirma Neves. Em seguida, também de Tchaikovski, será executada a abertura de Romeu e Julieta.

"É uma história conhecida por todo mundo e cai bem para a ocasião. Romeu e Julieta vivem um amor fantástico e não podem ficar juntos por causa das desavenças entre suas famílias. A obra sugere, no fim, a continuidade desse amor em outro plano", diz.

O programa termina com Batuque, de Lorenzo Fernandes, incluída a pedido dos organizadores. Mas aí está um detalhe interessante: Neves promete conduzir a orquestra em uma interpretação diferenciada. "Eu quebro o protocolo nessa obra", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;