A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmou nesta quinta-feira que Washington está à espera de uma prova concreta da Coréia do Norte de que o país está comprometido com o fim do processo de obter armas nucleares, para poder reiniciar as negociações multilaterais sobre o programa nuclear de Pyongyang.
"Penso que depois de ter realizado um teste nuclear, a Coréia do Norte deve fazer algo para demonstrar que se compromete formalmente com uma desnuclearização que vá além das palavras", declarou a chefe da diplomacia americana. "Depois do teste nuclear norte-coreano de 9 de outubro, há um certo ceticismo na comunidade internacional sobre esta questão", acrescentou.
Os Estados Unidos desejam preparar cuidadosamente a próxima sessão de negociações a seis, com China, Rússia, Japão e as duas Coréias. "Nos parece inútil manter conversações se não pensamos que serão frutíferas", declarou Rice.
"Isto não quer dizer que os Estados Unidos estão menos comprometidos com as negociações. E sim que, porque estamos comprometidos, compreendemos que o trabalho preparatório é importante e vamos a dar tempo para fazê-lo", explicou.