Política Titulo
Coronel Sardano defende sistema único das polícias
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
13/06/2010 | 07:03
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Com mais de 30 anos dedicados à Segurança Pública, muitos deles voltados à Polícia Militar e ao Grande ABC, Coronel Edson Sardano (PPS) é um dos candidatos a deputado federal da região.

Em visita ao Diário, o secretário de segurança de Santo André na última gestão de Celso Daniel (que morreu em 2002) detalhou algumas de suas propostas se eleito à Câmara. E como não poderia ser diferente, todas estão voltadas à Segurança.

A principal sugestão do candidato é promover a melhor gestão das polícias. "A ideia é unificar as corporações em sistema único, como funciona o SUS (Sistema Único de Saúde). O que não significa fusão entre as entidades", explicou o Coronel Sardano, que admitiu a existência de rivalidade entre as polícias Civil e Militar e outros problemas administrativos. "Um joga a culpa no outro. A União limita-se a fazer o repasse das verbas, enquanto as prefeituras jogam a responsabilidade do policiamento para os Estados, que, do outro lado, exigem dos municípios a fiscalização preventiva."

Trabalhando junto ao deputado estadual Alex Manente (PPS), candidato à reeleição, na busca por votos no Grande ABC, ele acredita que a polícia deve ter a cara da sociedade. "É necessário promover o debate junto à população para que se volte a ter orgulho da polícia, algo que não acontece hoje. A sociedade precisa dizer o que quer", exaltou o candidato, que nas últimas eleições para vereador em Santo André obteve 3.595 votos, sendo o 11º colocado - ficou de fora pelo quociente eleitoral.

SISTEMA PENITENCIÁRIO - Coronel Edson Sardano acredita também na necessidade de reforma profunda do sistema penitenciário. "O trabalho tem que estar voltado para a recuperação dos detentos. É preciso penas alternativas para crimes de pequeno potencial ofensivo. Rever os processos de parte dos presos, pois muitos cometeram delitos leves", revelou o candidato, alertando para a necessidade de a "sociedade rever certos pudores ultrapassados".

ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA - A utilização do terceiro setor no auxílio à educação de crianças e adolescentes também figura entre as propostas de Sardano. "Elas (organizações) realizam muito com muito pouco. Podemos utilizar a estrutura já existente, economizando recursos em, por exemplo, a contratação de pessoas", explica. "Assim você ajuda a fechar a torneira do crime", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;