Setecidades Titulo
Vila Nogueira leva cerveja para avenida
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
28/01/2004 | 22:00
Compartilhar notícia


Na praia e no bar, vou me extravasar. Dá-lhe cerveja pra comemorar. Os versos do samba-enredo deste ano da Unidos de Vila Nogueira, bicampeã do Carnaval de Diadema (1999-2000), traduz com precisão o espírito da agremiação, na qual “todo mundo bebe”, como frisam a carnavalesca Lina Duarte e o presidente Elpídio Madureira. À base de cerveja e samba, moradores do bairro, às margens da avenida Piraporinha, dançam e cantam todos os fins de semana em uma praça do bairro desde os mês passado, nos ensaios para o desfile do domingo de Carnaval.

Perto dali, em um barracão improvisado, montado no escritório de um estacionamento de caminhões na avenida Piraporinha, voluntários da comunidade costuram fantasias e adereços. De acordo com Lina, a escola se diferencia das outras por adotar materiais descartáveis como caixas de leite longa-vida, na confecção dos materiais. “Estamos trabalhando forte junto com a comunidade. Se ninguém puxar o nosso tapete, vamos chegar lá”, disse Madureira.

O bar do Raimundo, reduto de boa parte dos moradores da Vila Nogueira chegados a uma cerveja bem gelada, foi onde os integrantes da escola decidiram por um enredo que tratasse de diversão. Além de falar em cerveja – que estará retratada em garrafas em um dos três carros alegóricos –, a escola coloca na avenida Ulisses Guimarães alusões à pipas, sorvetes e o verão.

“Não esquecemos dos problemas, como violência, degradação do meio ambiente e as questões sociais, que colocamos nos últimos versos do samba-enredo”, disse a carnavalesca Lina.

Zafir de Mello Cardoso, 5 anos, um dos caçulas entre as 250 pessoas que desfilam pela Vila Nogueira, já é considerado um veterano da escola. Zafir – também conhecido pelo pessoal da Vila Nogueira por Frodo, em alusão a uma semelhança do menino com o personagem do filme Senhor dos Anéis – já dava as caras na avenida com dois dias de vida, devidamente protegido em um carro alegórico. Ele desfila na ala das crianças. “Eles vêm pensando no futuro.”

Motivo adicional para se divertir tem Mayara Gomes, 13 anos, que faz aniversário no dia do desfile. “Vai ser muito legal desfilar com a escola e fazer aniversário ao mesmo tempo”, disse.

Barulho – A Vila Nogueira entra na Ulisses Guimarães às 21h15 do domingo de Carnaval. O presidente da escola, Elpídio Madureira, reclamou do regulamento deste ano que limita em 250 o número de integrantes. “Com essa regra, pelo menos 300 pessoas vão ficar de fora”, disse.

Os ensaios aos sábados e domingos na praça Florêncio Nogueira prosseguem até uma semana antes do desfile. Madureira também reclamou que a fiscalização da Prefeitura não permite que o batuque dos ensaios ultrapasse um minuto as 22h. “A festa tem de terminar mais cedo.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;